Alimentação

Conheça os alimentos que ajudam a saúde ocular

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019, mais de 280 milhões de pessoas no mundo estavam com visão prejudicada

Morango é rico em vitamina CMorango é rico em vitamina C - Foto: André Nery/Arquivo Folha

É correto afirmar que ter alimentação equilibrada traz inúmeros benefícios para o corpo como um todo, um deles é a manutenção da saúde dos olhos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019, mais de 280 milhões de pessoas no mundo estavam com visão prejudicada. Existem, inclusive, alimentos que ajudam a evitar problemas futuros no órgão. Confira a seguir alguns deles. 

Doenças oculares 

Antes, conhecer doenças oculares e sintomas é importante, pois, a qualquer indício é aconselhável procurar um oftalmologista para investigar. De acordo com dados do Ministério da Saúde, algumas dessas enfermidades mais comuns são: miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia, catarata e o glaucoma. Sendo as quatro primeiras consideradas ‘erros de refração’. Ou seja, caracterizadas por problemas na lente do olho e na córnea. 

Já a catarata é definida pela opacidade do cristalino e atinge principalmente idosos. O glaucoma é causado por trauma do nervo ótico, levando à perda progressiva da visão. Ainda de acordo com a entidade, visão embaçada, tremor nos olhos, dificuldades de se adaptar à luz, olhos vermelhos e lacrimejando podem sugerir sinais de doenças oculares. Consultas e exames são feitos para diagnósticos. Os tratamentos podem envolver cirurgia e medicamentos.

Aposte no colorido 

Voltando-se para a importância da alimentação, a dica é apostar no velho ditado do ‘quanto mais colorido, melhor’. "Investir em alimentos de cores vermelhas e roxas, o morango, batata-doce são ricos em vitamina C, antioxidantes e flavonoides. Frutas amarelas e verdes como a tangerina, abacate, laranja, limão e maçã são fontes de carotenoides. 

A cenoura, o mamão e a abóbora possuem em vitamina A e betacaroteno. O ovo é rico em luteína, zeaxantina, vitamina E e zinco", explica a nutricionista Lyzandra Ewellin, que também indica folhas e verduras de coloração verde tais como couve, brócolis e espinafre. Produtos vindos do mar também são boas pedidas, pois, são fontes de ômega 3 como salmão, atum e sardinha. A especialista ainda ressalta a importância de cada nutriente do e como eles agem em função do órgão. 

"Antioxidantes combatem radicais livres auxiliando na prevenção da perda da visão. Ricos em vitamina C podem contribuir na prevenção da degeneração dos tecidos oculares. Vitamina A ajuda na proteção da retina. O ômega 3, 6,9 e vitamina E auxiliam na lubrificação e hidratação dos olhos e ajuda na diminuição da ardência e de coceiras", completa. 

Não olhe 

Outra dica para manter a saúde ocular é evitar alimentos que podem prejudicar de certa forma a visão. ‘’Açúcares quando consumidos em excesso podem acarretar uma condição de diabetes descontrolado, podendo surgir à retinopatia diabética, uma grave manifestação oftalmológica. Fuja de alimentos ricos em gorduras trans e as bebidas alcoólicas. É de extrema importância a inclusão de um cardápio saudável que garanta aos olhos todos os nutrientes que eles precisam’’, finaliza Ewellin.

Ter cuidado com outras práticas também é importante, já que de acordo com o Ministério da Saúde ficar muito tempo em frente às telas pode causar ressecamento dos olhos, cansaço visual e distúrbios do sono. Coçar os olhos podem causar irritações, lesões oculares ou até problema na córnea. 

Serviço

Nutricionista Lyzandra Ewellin
Atendimento online ou home care 
Contato: (81) 9.8717-4341
Instagram: @lyzandraewellin_nutri

Veja também

Conheça a origem do pão francês que, apesar do nome, é uma invenção brasileira
PÃO

Conheça a origem do pão francês que, apesar do nome, é uma invenção brasileira

Festival Café Cultural evidencia a gastronomia local, em Taquaritinga do Norte, no Agreste
polo gastronômico

Festival Café Cultural evidencia a gastronomia local, em Taquaritinga do Norte, no Agreste

Newsletter