Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Sabores

Tenha cuidados ao montar sua marmita

Quem monta os alimentos da forma correta evita os problemas da grave intoxicação alimentar. Saiba como organizar sua próxima refeição no trabalho

Prepare sua marmitaPrepare sua marmita - Foto: Arte/Folha de Pernambuco

Antes de montar a santa marmita de todo dia você pensa nas regrinhas que ajudam a preservar a comida ao longo das horas? Se a resposta for negativa, é certo que já passou pela decepção de encontrar o alimento com alguma alteração de cheiro e sabor ou, definitivamente, estragado. Os cuidados na montagem, transporte e acondicionamento dos ingredientes evitam transformar a refeição num verdadeiro atentado à saúde alimentar.

Para começar, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diz que os itens cozidos não devem ficar expostos à temperatura ambiente por mais de duas horas. Sendo assim, entra em cena a bolsa térmica para facilitar o transporte da comida até o local de trabalho, por exemplo. “A melhor maneira de acondicionar as marmitas é mantê-las dentro da geladeira até o momento do consumo.

Além de preferir os recipientes de vidro, que são mais higiênicos e podem ser levados direto para o micro-ondas, pois os de plástico podem transmitir substâncias tóxicas para o alimento e ocasionar doenças. Também é importante não misturar itens quentes e gelados, crus e cozidos para evitar o risco de contaminação cruzada”, comenta a nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento do Sesi-PE, Lídia Bandeira.

Leia também:
Como as gestantes podem ter mais saúde?
Gordura faz mal à saúde?
Nutrição: verão é tempo de consumir pratos leves


Para aquela saladinha repleta de folhas e legumes crus, prefira temperá-la na hora de comer, optando pelo azeite e amenizando o sal. Na hora de aquecer a refeição no micro-ondas, deve-se evitar esquentar alimentos crus e marmitas com material plástico ou alumínio. “O ideal é colocar um guardanapo ou papel toalha em cima do recipiente de vidro destampado para evitar que os restos de alimentos grudem no micro-ondas. As sobras aquecidas não devem ser reutilizadas porque perdem parte dos nutrientes e correm risco de contaminação, já que, no ambiente de trabalho, os equipamentos são de uso coletivo”, esclarece.

O que escolher

Evitar ingredientes perecíveis, como leite, ovo, maionese e carnes mal cozidas também aumenta o tempo de vida do prato como um todo. Esses ingredientes, especificamente, não devem ficar fora da geladeira por mais de uma hora.

Quem está de dieta deve ficar atento à casadinha entre carne e folhas. “Eles são alimentos de origens diferentes. Ideal que sejam transportados frios, tenham sido preparados no dia ou noite anterior e armazenados na geladeira já em suas embalagens de transporte. Porque salada, geralmente, é consumida fria. Já a carne é necessário aquecer antes”, reforça a nutricionista Roberta Morgana (@rmorgana).

A exceção vai para a salada de legumes cozidos ou de forno, que, no caso, pode ser aquecida junto com a proteína. “Já o molho das folhas deve ser transportado a parte. Existe embalagem para isso”, completa Morgana.

Quando a pedida é o suco natural, feito com qualquer fruta, a dica é preparar a bebida pouco antes de sair de casa. “Também prefira a garrafa de vidro fosca ou escura, para não ter contato com a luz, e num recipiente que deixe pouco espaço de ar dentro. Quando chegar ao trabalho, coloque na geladeira e só adoce na hora de beber, para o açúcar não fermentar aquele líquido”, sugere a nutricionista Helen Lima (@helenlimanutri).

Veja também

Newsletter