Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
VINAGRE DE MAÇÃ

Vinagre de maçã: veja verdades e mitos sobre o ingrediente que "promete" emagrecimento

Nutricionista fala dos benefícios do tempero, mas afasta teoria de que ele seja milagroso

Tomar vinagre de maçã virou moda entre as famosas Tomar vinagre de maçã virou moda entre as famosas  - Foto: Unsplash

Leia também

• Dia do Bolo de Rolo: 17 de maio é a data oficial do Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco

• Circuito do Café RioMar movimenta o shopping com combos especiais a partir de sábado (17)

Em meio a um mar de informações que prometem emagrecimento milagroso, é preciso ter cautela e separe o joio do trigo. Mas quando o assunto é dieta, entretanto, uma verdade é absoluta: não existe milagre para conquistar saúde, manter as taxas em bons níveis, ou para perder peso. 

Profissionais de nutrição são unânimes: estilo de vida é essencial para atingir qualquer meta de saúde. 

Um dos queiridinhos dos "coachs de rede social" é o vinagre de maçã, um já velho conhecido no uso culinário. A ele atribuem propriedades mágicas no processo de emagrecimento. 

De acordo com Dayanne Maynard, professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB), o vinagre da fruta é mais um hábito saudável na busca por saúde e bem-estar.

“O vinagre de maçã pode ser um aliado da saúde, mas não faz milagres. Ele sozinho não resolve. O ideal é buscar equilíbrio, informação de qualidade e, se possível, orientação profissional”, completa Dayanne Maynard.
 
Benefícios
“O vinagre de maçã é um alimento fermentado que pode trazer benefícios para a saúde. Ele ajuda, por exemplo, a melhorar a sensibilidade à insulina e a reduzir o açúcar no sangue depois das refeições. Isso acontece porque contém fibras que retardam a absorção dos carboidratos”, detalha a nutricionista.

Segundo ela, o ingrediente também pode contribuir para a perda de peso, desde que usado da forma correta. 

Os benefícios do ingrediente não param por aí. Estudos sugerem que o vinagre de maçã pode contribuir para a redução do colesterol ruim, o LDL, e do triglicerídeo, além de melhorar a digestão e aliviar sintomas como inchaço e desconforto abdominal.

“A pectina, que é uma fibra solúvel presente no vinagre, aumenta a sensação de saciedade. Ao sentir menos fome, a pessoa, naturalmente, come menos. Esse efeito, aliado a uma alimentação equilibrada e atividade física, pode ajudar no emagrecimento”, completa a professora da CEUB Dayanne Maynard.
 
Como consumir?
Temperar a salada é a forma mais simples de consumir o ingrediente, mas também é possível diluir uma colher de sopa de do líquido em 200ml de água e tomar antes das refeições. 

“No entanto, ele não deve ser consumido puro. O ácido do vinagre pode prejudicar os dentes e irritar a garganta”, orienta a nutricionista.

Cuidado
Outro alerta que Dayanne Maynard faz é para os indivíduos que têm problemas digestivos, como gastrite, refluxo ou azia, pois o viangre pode provocar mais desconforto. 

“Outro cuidado é com a saúde bucal. Mesmo diluído, o ideal é enxaguar a boca com água depois de consumir, para proteger o esmalte dos dentes”, completa a especialista. 

Veja também

Newsletter