Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Pet

Felinos lideram preferência entre tutores, registra programa de adoção de pets

Por três anos consecutivos, gatos são mais adotados que cães no programa Adote Petz

GatoGato - Andréa Rêgo Barros/PCR

Leia Também

• Cabo de Santo Agostinho sedia evento de adoção de cães e gatos neste domingo (12)

• Cadelinha invade telejornal em Santa Catarina e expõe sua história de adoção pela emissora

• Dia Nacional de Adotar um Animal objetiva conscientizar população sobre a adoção responsável

A preferência entre cães e gatos na hora de adotar um pet é algo que muda de acordo com a afinidade e características do tutor. Quando a busca é por um pet mais enérgico e brincalhão, geralmente a escolha é por um cãozinho. Se a busca é por um animal que seja mais independente e pacifico, na maioria dos casos um gato é a opção. No Brasil, foi registrada pelo programa Adote Petz, programa de adoção do Grupo Petz, uma mudança no padrão de busca por animais a serem adotados. Nos últimos três anos, gatos são mais adotados que cachorros. 

GatoDesde 2020, gatos são mais adotados que cachorros

Até 2019, o programa, que se iniciou em 2007, mantinha cães entre os principais escolhidos por adotantes. Em 2020 se iniciou uma mudança de cenário, com 57% de gatos adotados e 43% de cães. Em 2021 o número passou para 62% de gatos e 38% de cães. Já a derradeira pesquisa, encerrada em 2022, identificou a adoção de 63% para gatos contra 37% para cães. 

“A liderança dos gatos na preferência das adoções é uma tendência que reforça ainda mais o movimento da Dominação Mundial Felina, criado e liderado pelo Cansei de Ser Gato há quase 10 anos. A desmistificação dos gatos através da criação de conteúdo e o desenvolvimento de produtos exclusivos visando bem-estar e qualidade de vida é o principal pilar do nosso trabalho. Os resultados do programa Adote Petz são gratificantes!”, comenta Amanda Norico-fundadora da Cansei de Ser Gato, adquirida pela Petz em 2021.

Programa Adote Petz

O programa Adote Petz completou 15 anos em 2022. O projeto atua em três diferentes pilares, primeiro o estímulo à adoção responsável, através de um rigoroso trabalho de entrevistas dos futuros tutores, orientação e compartilhamento de conteúdo; segundo em doações de recursos obtidos através de parcerias com a indústria pet, editora MOL e o Movimento Arredondar; e na formação das ONGs, em parceria com a Phomenta, por meio de treinamentos e certificações que garantem a governança sobre os recursos repassados.

Atualmente, o Programa conta com a participação de mais de 120 ONGs e protetores independentes homologados, que passam por rígidos critérios de seleção. Por meio do Adote Petz, milhares de cães e gatos têm a chance de encontrar um lar todos os dias, atualmente presentes em lojas nas cinco regiões do país, e que possuem espaços exclusivos para adoção. O número de adoções facilitadas pelo programa atingiu em 2022 a marca de 66 mil pets adotados.


 

Veja também

Newsletter