Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
lady gaga

Conheça a relação de Lady Gaga com os pais e seu passado antes da fama

Cantora se apresenta na Praia de Copacabana no sábado (3)

Lady Gaga Lady Gaga  - Foto: Valerie Macon/AFP

 

Lady Gaga não tinha nem um ano de idade quando sua avó mandou para sua casa o belo piano da família. Os pais da popstar aceitaram o presente pensando que seria bom criar a filha em um ambiente com música.

E foi neste cenário que a pequena Stefani Joanne Angelina Germanotta cresceu e se transformou na estrela pop que é hoje.

Filha de Joe e Cynthia Germanotta, e irmã mais velha de Natali Veronica, a cantora de 39 anos, que se apresenta sábado (3) na Praia de Copacabana, no Rio, teve os pais como primeiros fãs, e maiores incentivadores na carreira.

Classe média
Joe e Cynthia se casaram em 1983 e permanecem juntos até hoje. Eles tiveram Gaga no terceiro ano de casamento, em 1986.

Natali nasceu seis anos depois. A família sempre teve um bom estilo de vida, sem excessos, mas também sem perrengues.

Em entrevistas a artista já contou que "todo dinheiro ia para cuidar da casa e para a nossa educação".

Após Gaga abandonar os estudos para se dedicar à música, o pai ofereceu para continuar pagando seu aluguel.

Educação católica
Stefani e Natali tiveram uma criação de uma tradicional família ítalo-americana.

As duas estudaram em um colégio católico apenas para garotas e cresceram no tradicional bairro de Upper West Side, em Manhattan, Nova York.

Em perfil da New York Magazine, em 2011, Gaga lembrou que sempre contou com o apoio dos pais, embora o pai evitasse lhe dar dinheiro para sair nos finais de semana, sabendo que a jovem gastaria tudo em festas barra pesadas.

Fundação com a mãe
Desde que se tornou uma estrela do pop, Gaga sempre foi muito aberta sobre a luta contra a depressão e os problemas com saúde mental na juventude.

Em 2012, a cantora fundou com a mãe a Fundação Born This Way, cujo nome repete ao hit do segundo álbum de Gaga.

Organização sem fins lucrativos, a fundação tem como foco empoderar jovens e lidar com problemas como crise de autoestima e bullying, e abordar inúmeras questões de saúde mental e mentoria.

Em 2019, Cynthia foi nomeada pela Organização Mundial de Saúde como embaixadora global no tema de saúde mental.

Em 2020, Cynthia e Gaga escreveram juntas o livro "Channel Kindness", em que reuniam 51 histórias inspiradoras sobre jovens pessoas de todo o mundo.

Restaurante do pai
Joe é um empresário do ramo alimentício em Nova York e mantém um restaurante italiano na cidade: Joanne's Trattoriam, que presta homenagem à culinário do sul da Itália, de onde vêm as raízes dos Germanotta.

Gaga não tem participação no restaurante, que segue em atividade e que se destaca por seus eventos recorrentes, em especial noites com shows de drag.

O restaurante, no entanto, foi alvo de polêmicas durante a pandemia, quando Joe abriu uma campanha de financiamento coletivo para receber doações para manter o negócio funcionando.

À época, muitos criticaram o fato de alguém com uma família com tanto dinheiro precisar pedir financiamento coletivo. Após a repercussão, Joe retirou a campanha do ar.

Em 2018, Joe abriu um segundo restaurante em NY, o Art Bird & Whiskey Bar, que ficava no terminal da Estação Central da cidade, mas que foi fechado durante a pandemia e nunca mais abriu.

Divergência política
Em 2020, Lady Gaga apoiou publicamente a candidatura de Joe Biden à presidência dos EUA. Seu pai, no entanto, foi defensor da candidatura de Donald Trump à reeleição.

À época, o pai chegou a se manifestar publicamente afirmando que discordava do pensamento político da filha. Posteriormente, ele admitiu que o incidente acabou prejudicando a relação dos dois.

Republicano, Joe passou a ser convidado frequente de programas da Fox News e causou polêmica ao se manifestar contra a "epidemia de imigrantes" nos EUA.

Ele, no entanto, seguiu apoiando a população LGBTQIA+.

Date no Oscar
Antes da briga política, em 2015, Gaga levou o pai como seu "date" na 87ª cerimônia do Oscar.

Na ocasião, a cantora participou de um tributo aos 50 anos do lançamento de "A noviça rebelde". Ela cantou "The sound of music" no palco do Dolby Theater.

Veja também

Newsletter