"Covid causa tontura?": Mulher de Gene Hackman pesquisou sobre sintomas gripais dias antes da morte
Vídeos, fotografias e relatórios policiais divulgados pela polícia ofereceram um vislumbre dos dias que antecederam as mortes
Dias antes dela e seu marido, o ator Gene Hackman, morrerem em casa, Betsy Arakawa pesquisou repetidamente na internet sobre sintomas semelhantes aos da gripe e da Covid-19, de acordo com registros divulgados na terça-feira pelas autoridades americanas.
Os dois foram encontrados sem vida, em 26 de fevereiro, em sua casa na cidade de Santa Fé, no Novo México, nos Estados Unidos.
Os registros — incluindo entrevistas com testemunhas, fotografias da cena e imagens de câmeras corporais da polícia — trouxeram novas informações sobre os últimos dias do casal em sua residência próxima a Santa Fé, em fevereiro.
Leia também
• Propriedade de Gene Hackman e esposa era infestado por roedores, dizem autoridades
• Vírus que provocou a morte da esposa de Gene Hackman mata mais 3 pessoas na Califórnia
• Corpos de Gene Hackman e da mulher ainda não foram reclamados por filhos, diz site
Após a morte da mulher, Hackman, de 95 anos, viveu sozinho na casa por quase uma semana antes de morrer devido a uma doença cardíaca, com o Alzheimer como fator contribuinte.
Arakawa, de 65 anos, morreu de hantavirose, uma doença contraída pela exposição a excrementos de roedores e que pode causar sintomas semelhantes aos da gripe antes de evoluir para falta de ar, falência cardíaca e pulmonar.
"Covid-19 pode causar tontura?"
Os registros policiais divulgados na terça incluíam buscas feitas por Arakawa no Google alguns dias antes de sua morte, como “A Covid pode causar tontura?” e “Gripe e sangramentos nasais”, no dia 10 de fevereiro.
No dia seguinte, ela enviou um e-mail para sua massagista cancelando uma sessão, dizendo que seu marido havia acordado naquela manhã com “sintomas de gripe/resfriado”, mas que testou negativo para Covid-19.
Naquele mesmo dia, ela comprou cilindros de oxigênio pela Amazon para “suporte respiratório”.
A família do casal havia solicitado à Justiça do Novo México que impedisse a divulgação de registros relacionados às mortes, alegando desejo de privacidade.
Hackman, conhecido por seus papéis em “Operação França” e “Momentos Decisivos”, e Arakawa moravam há muitos anos em um bairro isolado ao leste de Santa Fé, no topo de uma grande colina.
Eles eram frequentemente descritos como reclusos e se tornaram ainda mais isolados nos últimos anos, especialmente após a pandemia de coronavírus.
Algumas organizações de notícias se opuseram ao pedido da família, e um juiz autorizou a divulgação de fotos e imagens das câmeras corporais, desde que os corpos do casal não fossem visíveis.
As imagens das câmeras dos policiais divulgadas mostram os corpos desfocados.
Os corpos de Hackman e Arakawa foram encontrados no dia 26 de fevereiro, após um funcionário de manutenção que trabalhava para o casal ficar preocupado quando Arakawa parou de responder mensagens sobre materiais de proteção contra incêndio para a casa.
Ao ir até o local com um segurança do bairro, os dois encontraram uma porta parcialmente aberta levando a um banheiro, onde Arakawa foi encontrada deitada no chão. O segurança então ligou para o serviço de emergência (911).
Os investigadores que atenderam ao chamado encontraram Hackman no chão da área de serviço, na extremidade oposta da casa.
“Ele apresentava sinais de decomposição ativa, incluindo mãos escurecidas com degradação dos tecidos”, escreveu o detetive Joel Cano em um relatório divulgado na terça.
Um dos cães do casal, uma kelpie austríaca chamada Zinna, foi encontrada morta em uma gaiola, onde estava se recuperando de uma cirurgia na vesícula e no baço.
Um laudo veterinário apontou que o animal provavelmente morreu por desidratação e inanição.
As imagens do cômodo onde Arakawa foi encontrada mostraram um balcão cheio de comprimidos, que posteriormente foram considerados não relacionados à sua morte.
Zinna estava em uma gaiola em um cômodo adjacente, com cômodas e um sofá.
O Departamento de Saúde do Novo México identificou fezes de roedores em três garagens e duas casas de hóspedes menores.
Três galpões também estavam acessíveis aos roedores, segundo o órgão. No dia em que os corpos foram encontrados, um profissional de controle de pragas estava fazendo sua visita mensal para tratar o perímetro da casa.
Inflamação nos pulmões
A extensão dos sintomas de Arakawa antes de sua morte ainda não está totalmente clara. Em 11 de fevereiro, câmeras de segurança a registraram visitando lojas, incluindo uma de ração e um supermercado, usando máscara médica.
No dia seguinte, ela ligou para agendar um atendimento com um serviço médico concierge, relatando sintomas de congestão, mas não compareceu. A autópsia revelou inflamação nos pulmões.
O legista responsável pelo caso afirmou que, como Hackman — que testou negativo para hantavírus — tinha Alzheimer em estágio avançado, não se sabe ao certo se ele tinha consciência da morte da mulher. Não há indícios de que ele tenha pedido ajuda.
Em entrevista policial com as duas filhas de Hackman — fruto de seu primeiro casamento — elas disseram que ele não sabia usar um celular nem enviar e-mails.
De acordo com o relatório de Cano, elas relataram estar cientes de que o pai apresentava problemas de memória.
“Elas lembraram que, em 30 de janeiro de 2024, Gene teve que ser lembrado três vezes de que era seu aniversário”, escreveu o detetive.

