Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
RIO DE JANEIRO

Ney Matogrosso será enredo da Imperatriz Leopoldinense

Carnavalesco diz que cantor "é dono de uma assinatura absolutamente pessoal no imaginário artístico brasileiro"

Ney MatogrossoNey Matogrosso - Foto: Webduzido/ Divulgação

A Imperatriz Leopoldinense anunciou neste domingo que Ney Matogrosso será o enredo da escola no ano que vem. A aposta do carnavalesco Leandro Vieira é na diversidade da cultura brasileira. Na opinião dele, além de ser uma figura icônica da cultura nacional, o cantor "é dono de uma assinatura absolutamente pessoal no imaginário artístico brasileiro".

Em nota, Leandro Vieira afirmou que "Ney é um camaleão não apenas pela versatilidade musical construída nesses mais de 50 anos de carreira, mas também pela extraordinária identidade visual mutante que nos arrebata". "Ele é o homem de Neanderthal, o Bicho-homem e o Pássaro-homem", acrescentou.

 

A trajetória de Ney é contada em “Homem com H”, filme que entrou em cartaz semana passada. O longa acompanha a história de Ney desde sua infância, marcada por muita repressão por causa do pai militar, até a fama nos palcos, inicialmente com os Secos & Molhados e na sequência em carreira solo, com hits como “Sangue latino”, “Rosa de Hiroshima” e, é claro, a música que dá título ao longa. A obra relembra ainda amores que passaram pela vida do artista, como o médico Marco de Maria (vivido por Bruno Montaleone) e o cantor Cazuza (Jullio Reis). No elenco, o ator Jesuíta Barbosa faz uma interpretação antológica e comovente de Ney.

Este ano, a Imperatriz Leopoldinense levou para a Sapucaí a história da saga de Oxalá ao reino de Oyó para visitar Xangô, com o título "Ómi Tútu ao Olúfon - Água fresca para o senhor de Ifón". A escola foi reconhecida com o Estandarte de Ouro como a melhor escola de samba do ano. Pelo júri oficial, a agremiação de Ramos ficou em terceiro lugar.

Veja também

Newsletter