Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Música

The 1975 pode enfrentar ação judicial caso não pague multa de US$ 2,7 milhões; confira

O Festival Good Vibes em Kuala Lumpur foi cancelado após declarações do vocalista da banda, Matt Healy

Matt HealyMatt Healy - Foto: Shutterstock

Leia também

• Greta Thunberg cancela visita a festival escocês para boicotar patrocinador

• Emirados proíbem filme do Homem-Aranha por mensagem pró-trans

• Taylor Swift cancela adesão a clube exclusivo de NY após vazamento de fotos com affair Matty Healy

The 1975 corre o risco de enfrentar consequências legais depois de declarações polêmicas do vocalista, Matt Healy, em apresentação da banda no Festival Good Vibes em Kuala Lumpur, no mês passado.

Durante o show, Healy teceu críticas à legislação anti-LGBTQIA+ da Malásia em um discurso repleto de palavrões, insultou os governantes do país diretamente e beijou o baixista Ross McDonald em um ato de ultraje.

Ainda na sétima música do repertório, o cantor anunciou ao público o encerramento do set da banda, pois a mesma havia "acabado de ser banida de Kuala Lumpur". Depois do ocorrido, o governo da Malásia, país de maioria muçulmana, onde a homossexualidade é ilegal, suspendeu a programação do festival integralmente.

A Future Sound Asia (FSA), organizadora do evento, emitiu uma declaração na qual demanda compensação financeira da banda, que pode até mesmo responder a processo por quebra de contrato em seu país natal, a Inglaterra.

"Posso confirmar que meu escritório enviou uma carta de demanda de sete dias à banda britânica 1975, exigindo RM 12,3 milhões (US$ 2,68 milhões) em danos em nome da Future Sound Asia (FSA)", disse David Dinesh Mathew, advogado do organizador do evento FSA, em comunicado publicado pela Billboard.

David afirmou que a ação movida contra a banda na segunda-feira (7) é "essencialmente por quebra de contrato" e acrescentou que tal violação "levou ao cancelamento do festival, resultando em perdas financeiras significativas para a FSA e impactando negativamente artistas e empresas locais que dependiam do sucesso do festival - afetando a subsistência de muitos malaios".

No palco, Healy, que costuma interagir com fãs durante shows, disse que a banda considerou desistir do festival, afirmando: "Não vejo sentido em convidar o The 1975 para um país e depois nos dizerem com quem podemos transar".

A recepção do público às declaraçõs do artista não foi unânime. Nas redes sociais, alguns fãs manifestaram descontentamento com a postura de Healy, taxando-a de fundamentalmente contraprodutiva.

Após a polêmica, The 1975 cancelou shows na Indonésia, país também de maioria muçulmana, e em Taiwan.

Veja também

Newsletter