Ferrari revela seu protótipo de iate: montadora de luxo entra no setor com modelo de corrida
Hypersail será lançada em 2026. Com 100 pés e monocasco, não terá motor a combustão: todos os sistemas a bordo serão alimentados por energia solar, eólica e cinética
A Ferrari revelou um protótipo de iate de corrida que navegará pelos oceanos no próximo ano, marcando a entrada da fabricante de supercarros nos mares.
A embarcação monocasco de 30 metros (100 pés) da fabricante italiana servirá como plataforma de pesquisa para tecnologias que poderão ser aplicadas a futuros carros de rua e projetos de automobilismo, revelou a Ferrari nesta quarta-feira.
Todos os sistemas a bordo serão alimentados por energia renovável gerada por velas. Sistemas de energia solar, eólica e cinética alimentarão todas as operações a bordo, incluindo os sistemas de controle e eletrônicos, sem depender de motores a combustão.
Leia também
• Ferrari de 2001 que foi pilotada por Schumacher em Mônaco é leiloada por R$ 103 milhões
• Neymar compra Ferrari avaliada em R$ 7,5 milhões; conheça detalhes do carro
• Rio ganha primeiro prédio assinado por escritório que desenvolve carros da Ferrari
A Ferrari, fabricante de supercarros que se destaca na Fórmula 1, está explorando novos setores enquanto se prepara para a era elétrica da indústria automotiva. A empresa pretende lançar seu primeiro supercarro totalmente elétrico ainda este ano.
Sistemas de energia solar, eólica e cinética alimentarão todas as operações a bordo, incluindo os sistemas de controle e eletrônicos, sem depender de motores a combustão — Foto: Divulgação/FerrariProjetado pelo arquiteto naval Guillaume Verdier, o iate de corrida será lançado em 2026 e passará por testes no mar. O projeto, chamado Hypersail, será liderado pelo experiente velejador Giovanni Soldini, que assumirá o papel de chefe da equipe.
O design do Hypersail incorpora uma quilha basculante que sustenta um dos hidrofólios, além de um fólio no leme e fólios laterais alternados para manter a estabilidade durante a navegação.
De acordo com a fabricante, o iate Hypersail foi concebido para competir em corridas sem paradas ou apoio externo, com foco em desempenho de longo alcance e autossuficiência energética.
Projetado pelo arquiteto naval Guillaume Verdier, o iate de corrida da Ferrari será lançado no próximo ano e passará por testes no mar — Foto: Divulgação/FerrariRevelada nesta quarta-feira em Maranello, terra da Ferrari, a iniciativa reúne engenheiros da Ferrari e especialistas em design e construção de iates para desenvolver um protótipo de iate de corrida offshore.
O projeto segue o anúncio feito pela Ferrari em janeiro de 2024, quando foram divulgados os planos de entrada no mundo das regatas náuticas. O nome Hypersail homenageia a herança das corridas da Ferrari e seu revolucionário Hypercar, tricampeão das 24 Horas de Le Mans.

