Ter, 09 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
REI

Câmara de Três Corações, cidade natal de Pelé, discute retirada de homenagens ao Rei

Projeto de vereador local pede retirada do nome do Rei de praça, ginásio, estádio e avenida na cidade

Pelé beija a taça Jules Rimet, no início da década de 70 Pelé beija a taça Jules Rimet, no início da década de 70  - Foto: Divulgação

Um projeto na Câmara Municipal de Três Corações pode acarretar na retirada de homenagens a Pelé em quatro pontos da cidade mineira. A proposta é do vereador Ricardo Ferreira (Avante), o Ricardinho do Gás, e tem previsão para ser discutida nesta quinta-feira pela Comissão de Justiça. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Natural do município, o Rei dá nome à Praça Pelé, ao ginásio municipal da cidade (o Pelezão), à Avenida Rei Pelé e ao Estádio Rei Pelé, casa do Atlético Tricordiano. Algumas delas são homenagens recentes, posteriores à morte do ícone do futebol brasileiro.

A assessoria do vereador informou à Folha que uma das motivações do projeto é a ideia de que o grande número de homenagens seria "jogar a história de Três Corações no lixo".

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pelé Foundation (@pele)

Das possíveis mudanças, a mais polêmica seria a da praça, que voltaria a se chamar Coronel José Martins. A mudança do nome do local, em 2022, é resultado uma luta do artista plástico local Fernando Ortiz, ativista pelo legado do Rei na cidade. Convidado às discussões do projeto na Câmara, ele alega, com base em estudos, que o coronel que dava nome à praça era um fazendeiro escravagista.

Na praça, conhecida informalmente pelo nome do Rei antes mesmo da mudança oficial, há uma estátua de Pelé levantando a taça Jules Rimet desde 1971. Os antigos nomes do ginásio e do estádio, Vilelão e Elias Arbex, respectivamente, eram homenagens a antigos prefeitos da cidade.

Veja também

Newsletter