Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Futebol

Campeonato Pernambucano pode ter final disputada em jogo único na Arena de Pernambuco

Martelo será batido pelos clubes durante Conselho Arbitral

Arena de PernambucoArena de Pernambuco - Foto: Rafael Vieira/ FPF

Com o calendário mais enxuto, o Campeonato Pernambucano 2026 pode ter mais uma novidade. A final da competição pode acontecer em jogo único, a ser disputado na Arena de Pernambuco, com torcidas divididas. 

A informação, dada inicialmente pelo ge, foi confirmada pela Folha de Pernambuco junto ao presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho. 

O martelo será batido durante o Conselho Arbitral do Estadual, com data a ser definida, mas que deve ocorrer até 30 de novembro. Em 2026, o Pernambucano será disputado por Decisão, Jaguar, Maguary, Náutico, Retrô, Santa Cruz, Sport e o campeão da Série A2. 

"Não existe proposta, mas opções (mais de uma) que poderão ensejar que a final se dê em duas partidas ou uma única e. Agora, temos a questão da violência que só foi contida quando adotamos torcida única nos estádios da Ilha, Arruda e Aflitos", iniciou. 

"Em tese, quando falamos de Arena, temos de parte da segurança pública um olhar mais benevolente quanto à possibilidade de duas torcidas. Mas tudo sempre será definido pelos clubes", seguiu o mandatário.

Diante da possibilidade, Evandro afirmou que a segurança pública é quem tem a "palavra final". No entanto, a ideia é brigar pelos interesses dos clubes. Vale lembrar que os clássicos pernambucanos têm sido disputados com torcidas únicas. 

Início 

De acordo com o calendário da CBF, os estaduais devem iniciar no dia 11 de janeiro e terminar até 8 de março. Em Pernambuco, o certame pode ter o começo adiantado para o dia 7 de janeiro, uma vez que "já foi determinado pela segurança que não podemos jogar" no Carnaval, pontuou Evandro. 

Veja também

Newsletter