Logo Folha de Pernambuco
Meio Ambiente

Cabanga promove regata de coleta de lixo na Bacia do Pina, neste sábado (8)

Esta será a 1ª edição da "Regata do Meio Ambiente"

Cabanga promove regata de coleta de lixo na Bacia do Pina, neste sábado (8)Cabanga promove regata de coleta de lixo na Bacia do Pina, neste sábado (8) - Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

O Cabanga Iate Clube promove, neste sábado (8), a 1ª Regata Cabanga do Meio Ambiente. O objetivo da prova é retirar a maior quantidade possível de lixo das águas das Bacias do Pina e do Cabanga.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Cabanga Iate Clube de PE (@cabangaiateclube)

 

A regata terá sua largada às 13h e deve durar uma hora e meia. Poderão disputar da coleta de lixo os barcos das classes Optimist e ILCA 4 e 6.

O vencedor da regata não será quem cruzar primeiro a linha de chegada, mas, sim, quem coletar a maior quantidade em peso de lixo

"Vai ser um evento, realmente, de muita importância, já que a gente utiliza desse recurso (água). Velejar é um esporte totalmente limpo, utilizamos a água, o vento, e nada mais justo do que a gente fazer uma conscientização desse trabalho, que é a questão do meio ambiente", frisou o Coordenador de Vela do Cabanga, Edival Júnior.

"Cada vez mais as pessoas vão, deliberadamente, jogando lixo nas águas, e a poluição realmente está em um nível absurdo. Então esse evento é justamente para a gente mostrar que a gente pode se conscientizar em relação a isso", complementou.

Como será o processo
O percurso será livre, mas com uma limitação de espaço. O lixo coletado pelas embarcações deverá ser coletado no pier flutuante do clube e assim será pesado. A organização fornecerá todos os equipamentos necessários para garantir uma coleta de resíduo pelos velejadores.

Além de incentivar uma atividade esportiva e causar um bem-estar às pessoas, a regata também vai proporcionar um "respiro" para a natureza, o que é mais importante.

O evento faz parte da Semana do Meio Ambiente, celebrada de 5 a 9 de junho, e o Cabanga vai envolver velejadores de todas as classes e associados na atividade para ressaltar a importância do tema. 

Projeto Mão no Mangue
A preservação da natureza é uma das bandeiras do Cabanga. Desde 2015, o clube realiza o Projeto Mão no Mangue. Em quase nove anos, foram mais de 230 toneladas de lixos retirados no mangue e na dársena do clube.

A responsabilidade com a natureza fez o Cabanga ser contemplado com a certificação ISO 14001, que engloba justamente um sistema de gestão para preservação do Meio Ambiente. O Clube também é detentor da ISO 9001, voltada para gestão de qualidade, que é baseada no atendimento prestado e satisfação dos sócios. Os dois títulos foram conquistados em 2019.

 

 

Veja também

Newsletter