Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
RACISMO NO FUTEBOL

Conmebol investiga denúncia de racismo com ex-jogador do Bahia em jogo da Sul-Americana na Argentina

Hugo Rodallega, do Independiente Santa Fe, denunciou que sofreu insultos racistas por parte de torcedores do Gimnasia y Esgrima de La Plata

Rodallega denunciou ataques racistas por parte de torcedores do Gimnasia em jogo ImagemRodallega denunciou ataques racistas por parte de torcedores do Gimnasia em jogo Imagem - Foto: Reprodução/Twitter

A Conmebol abriu uma investigação após o jogador colombiano Hugo Rodallega, do Independiente Santa Fe, denunciar que sofreu insultos racistas por parte de torcedores do Gimnasia y Esgrima de La Plata, em jogo na noite de terça-feira (23) pela Copa Sul-Americana, na Argentina.

“A Conmebol é contra todo tipo de descriminação e inclusive aumentou as punições para combater o racismo no futebol”, expressou uma fonte da federação.

Os responsáveis pelo comité disciplinar da Conmebol tomaram de imediato as devidas providências e abriram um processo pelo caso, informou nesta quarta-feira a fonte consultada pela AFP.

Rodallega afirmou que foi chamado de "macaco" e "negro" durante uma discussão no final do primeiro tempo, após as expulsões de Felipe Sánchez, do Gimnasia, e Wilson Moreno, do Santa Fe.

"É uma tristeza virmos aqui (Argentina) e isso acontece. Não digo que perdemos o jogo por causa das pessoas, mas a questão do racismo cansa", lamentou o jogador em declarações à transmissão oficial da partida, que terminou com a vitória do time argentino por 1 a 0.

Nesta quarta-feira, o vice-presidente do Gimnasia, Juan Pablo Arrien, repudiou os insultos racistas recebidos pelo colombiano.

"Nós como instituição repudiamos qualquer ato pontual e individual que tenha ocorrido contra o jogador. Não acontece só na Europa. O futebol ainda tem muito a aprender, mas temos que lutar para melhorar em tudo o que podemos", afirmou Arrien, que acrescentou que o clube está trabalhando para identificar as pessoas que ofenderam Rodallega.

A denúncia chega a um momento de preocupação em nível mundial em relação ao racismo por conta dos ataques sofridos pelo brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, no jogo do último domingo, contra o Valencia, pelo Campeonato Espanhol.

Veja também

Newsletter