NBA: Golden State Warriors acerta chegada de Jimmy Butler em troca envolvendo várias equipes
Insatisfeito e afastado, armador de 35 anos viveu longa novela por saída do Miami Heat
No mercado desde o mês passado, quando foi suspenso e afastado pelo Miami Heat, o armador Jimmy Butler jogará ao lado de Stephen Curry. Em troca envolvendo pelo menos sete jogadores e cinco equipes, o Golden State Warriors acertou troca para ter o atleta de 35 anos.
Os Warriors abriram mão de Andrew Wiggins, Dennis Schroder e Kyle Anderson para contar com Butler, segundo o jornalista Shams Charania, da ESPN norte-americana. No negócio, Schroder vai para o Utah Jazz, enquanto Anderson jogará no Toronto Raptors. Em outro movimento relacionado, PJ Tucker retornou ao Miami Heat.
Os californianos também cederam uma escolha de primeira rodada de Draft a Miami. Outro envolvido na negociação, o Detroit Pistons receberá Lindy Waters III (Warriors) e Josh Richardson (Heat).
Leia também
• Cavaliers vencem Pistons no último lance e mantém liderança isolada na NBA
• Torcedores provocam LeBron James ao 'rasparem' cabelo do astro dos Lakers na NBA; veja vídeo
• NBA: veja motivos que levaram o Mavericks a trocar Luka Doncic
Vivendo temporada irregular, os Warriors vinha buscando um companheiro para dividir a responsabilidade ofensiva com Curry. O time era um dos destinos preferidos de Butler, que também cogitava uma ida ao Phoenix Suns.
Ele foi afastado duas vezes ao longo de janeiro. A primeira, no dia 2, quando indicou a vontade de deixar a equipe pela qual foi finalista da liga em duas oportunidades.
O Heat já havia começado a ouvir ofertas de troca por seu principal jogador, que já somava seis anos de franquia, quando ele teria deixado um treinamento ao saber que perderia a vaga de titular, no último dia 27. Ele acabou afastado em definitivo.
Vivendo seu pior ano com a camisa do time de Miami, Butler escancarou insatisfação em entrevista coletiva no início do ano:
Quero recuperar a alegria de jogar basquete onde quer que seja. Estou feliz fora de quadra aqui, mas quero voltar para um time dominante. Quero ajudar esse time a vencer, algo que não estou fazendo agora", disse.
Perguntado se essa alegria poderia ser recuperada em Miami, deu a curta resposta que incendiou os bastidores:
"Provavelmente não".

