Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FUTEBOL

Saka marca após longa ausência dos gramados, Arsenal bate o Fulham e se aproxima do Liverpool

Londrinos diminuem a diferença para nove pontos dos Reds

Bukayo Saka estava afastado dos gramados desde dezembro por uma grave lesão muscularBukayo Saka estava afastado dos gramados desde dezembro por uma grave lesão muscular - Foto: GLYN KIRK / AFP

Com boa atuação do brasileiro Gabriel Martinelli e gol de Saka, que retornou ao time após mais de três meses, o Arsenal derrotou o Fulham por 2 a 1, nesta terça-feira, no Emirates Stadium, em Londres, somou o segundo triunfo seguido no Campeonato Inglês e se aproximou do Liverpool. 

Com o resultado, a equipe do técnico Mikel Arteta chegou a 61 pontos e reduziu a diferença em relação ao líder para nove pontos. A equipe vermelha faz o clássico com o Everton, nesta quarta-feira, às 16h (horário de Brasília). O Fulham, por sua vez, continua com 45 pontos, no meio da tabela.

O jogo

Em busca da segunda vitória seguida na competição, o Arsenal partiu para cima no início e foi dominante durante todo o primeiro tempo. Apesar de controlar a posse de bola, o time da casa tinha dificuldades de chegar na área diante de um adversário com as linhas baixas, que apostava nas ligações diretas com o isolado atacante Raúl Jiménez para tentar surpreender.

Os londrinos, que tiveram a baixa do brasileiro Gabriel Magalhães logo aos 15 minutos, por lesão, só conseguia agredir pela esquerda, com outro brasileiro, Gabriel Martinelli. O gol, porém, veio em rara saída pela direita. Aos 36 minutos, após boa jogada de Timber, Nwaneri chegou à linha de fundo e cruzou para trás. Merino finalizou do meio da área, a bola desviou em Cuenca e saiu do alcance do goleiro Leno: 1 a 0.

Melhor em campo, o Arsenal continuou pressionando após o gol. Sem o trio Andreas Pereira, Willian e Rodrigo Muniz, todos relegados ao banco de reservas após o desempenho ofensivo ruim na eliminação da Copa da Inglaterra, diante do Crystal Palace, o Fulham não conseguia ameaçar a meta de David Raya.

Segundo tempo

No segundo tempo, a equipe vermelha e branca se manteve à frente, apresentando bom volume de jogo, mas pecava nas finalizações. Odegaard, Saliba e Merino mandaram para fora suas tentativas de ampliar a vantagem, enquanto Timber e Martinelli não tiveram sucesso quando testaram Leno.

O segundo gol só saiu com a entrada de Saka, que aproveitou um passe de calcanhar de Gabriel Martinelli, aos 27 minutos, para cabecear na segunda trave e ampliar. O atacante estava afastado havia mais de três meses por causa de grave lesão muscular.

Com boa vantagem, o Arsenal evitou correr riscos e adotou uma postura defensiva na reta final da partida. O Fulham, já com seus três brasileiros em campo, ganhou em qualidade e cresceu na partida. Rodrigo Muniz descontou nos acréscimos, mas não havia tempo para os visitantes buscarem o empate.

Outros jogos

Nos outros confrontos desta terça-feira, pela 30ª rodada do Inglês, o Nottingham Forest derrotou o Manchester United por 1 a 0, no City Ground, e impediu o Arsenal de disparar à sua frente. Sensação do Inglês, o conjunto de Nottingham é o terceiro colocado na competição, com 57 pontos, quatro atrás do Arsenal e oito à frente do Chelsea.

A equipe do técnico Nuno Espírito Santo, que teve os brasileiros Murillo e Danilo como titulares e Morato no segundo tempo, chegaram à vitória com um gol relâmpago logo aos 3 minutos do primeiro tempo, em finalização de Elanga.

O United pressionou buscou o empate durante os 93 minutos seguintes, sem sucesso. O conjunto vermelho carimbou a trave com Dalot e perdeu seguidas chances, especialmente com Casemiro e Garnacho, interrompendo uma sequência invicta de quatro partidas.

Em duelo direto para se afastar da zona de rebaixamento, o Wolverhampton, dos brasileiros João Gomes e André, contou com um gol de Larsen, aos 20 minutos do primeiro tempo, para derrotar o West Ham, de Lucas Paquetá e Luís Guilherme, por 1 a 0 e chegar aos 29 pontos na tabela, abrindo 12 sobre Ipswich, o 18º colocado e primeiro na zona da degola. O West Ham é o 16º, com 34.

Veja também

Newsletter