Sport se une à dupla cearense por reconhecimento de títulos nacionais
Clubes, juntos com Federações Pernambucana e Cearense, protocolaram pedido formal na CBF por conquistas dos Torneios Norte-Nordeste
Sport, Ceará e Fortaleza se uniram, juntamente com as Federações Pernambucana e Cearense, para protocolar na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um pedido formal de reconhecimento dos títulos dos Torneios Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 como Campeonatos Brasileiros.
O objetivo dos clubes e das entidades estaduais é que a competição seja equiparada às Taças Brasil e Roberto Gomes Pedrosa, disputadas na mesma época e que foram reconhecidas em 2010, pela CBF, como Campeonatos Brasileiros.
"O argumento central do requerimento é que, à época, o Torneio Norte-Nordeste foi considerado erroneamente como uma competição regionalizada, quando na realidade integrava o projeto de nacionalização do futebol brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), pontua a nota oficial em conjunto.
Leia também
• Governo de Pernambuco afirma que Ilha do Retiro tem condições de receber grandes jogos
• Torcedores do Sport realizam protesto com faixas na Ilha do Retiro
• Rivera e Lucas Lima deixam jogo com Inter com dores e preocupam no Sport
Ainda segundo o documento, "O trabalho, conduzido desde o segundo semestre de 2023, reuniu dirigentes dos três clubes e das duas federações no levantamento de informações históricas e jurídicas, consolidando uma pauta comum em defesa do futebol do Nordeste e do reconhecimento nacional das conquistas."
Vencedor da competição em 1968, o Sport pode ser tornar bicampeão brasileiro, uma vez que conquistou também o título de 1987. Ceará e Fortaleza, campeões em 1969 e 1970, respectivamente, podem receber a primeira estrela dourada em caso de reconhecimento por parte da CBF.
Confira a nota oficial
“As entidades signatárias – Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube, Sport Club do Recife, Federação Cearense de Futebol e Federação Pernambucana de Futebol – vêm a público informar que protocolaram junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedido formal de reconhecimento dos títulos dos Torneios Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 como Campeonatos Brasileiros.
O trabalho, conduzido em conjunto desde o segundo semestre de 2023, reuniu dirigentes dos três clubes e das duas federações no levantamento de informações históricas e jurídicas, consolidando uma pauta comum em defesa do futebol do Nordeste e do reconhecimento nacional das conquistas.
O argumento central do requerimento é que, à época, o Torneio Norte-Nordeste foi considerado erroneamente como uma competição regionalizada, quando na realidade integrava o projeto de nacionalização do futebol brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
O Torneio Norte-Nordeste foi realizado em três edições: o Sport foi campeão em 1968, o Ceará em 1969 e o Fortaleza em 1970. Caso o pleito seja reconhecido pela CBF, os clubes passarão a ser considerados campeões brasileiros.
Num gesto de união e resgate histórico, as entidades signatárias reforçam que o pleito não busca criar privilégios, mas apenas corrigir uma injustiça esportiva, com base no mesmo princípio que levou a CBF, em 2010, a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro”.

