Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Ciência

Alunos do Colégio Militar do Recife representam Pernambuco na maior feira de ciências do mundo

Pedro Guerra Peixoto Acioli Marques e Vivian Maria do Nascimento Azevedo, ambos de 17 anos, participarão do

Vivian Maria do Nascimento Azevedo e Pedro Guerra Peixoto Acioli MarquesVivian Maria do Nascimento Azevedo e Pedro Guerra Peixoto Acioli Marques - Foto: Colégio Militar do Recife/Divulgação

Os alunos Pedro Guerra Peixoto Acioli Marques e Vivian Maria do Nascimento Azevedo, do Colégio Militar do Recife, ambos de 17 anos, foram selecionados para representar Pernambuco e o Brasil na Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), considerada a maior feira pré-universitária de ciências do mundo.

O evento acontece entre os dias 10 a 16 de maio, em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos.

Pedro e Vivian foram premiados na Mostratec-Liberato (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que é considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina. Eles foram orientados pela professora Maria Goretti Cabral de Lima.

“As expectativas estão altas. Estamos confiantes, sabemos do impacto social e da importância desse projeto. Somos o primeiro projeto de um Colégio Militar e todo o Brasil e o primeiro de Pernambuco a ir para esse evento”, declarou Vivian.

Além deles, outros 11 estudantes de mais sete estados do Brasil também participarão do evento.

Conheça o projeto
O projeto “Aplicação multifuncional de metal organic frameworks na descontaminação de corpos d’água” tem o objetivo de utilizar estruturas de metal-orgânico (MOF) como uma solução de baixo custo para purificação de água contaminada. 

O uso de uma matriz polimérica sintetizada a partir de MIL-100(Fe) foi estabelecida como adsorvente - uma superfície sólida insolúvel - de corantes e fármacos presentes no ambiente aquático, superando os desafios inerentes aos custos de síntese de MOFs e potencializando sua aplicação na sociedade. 

A síntese do componente constituiu uma inovação metodológica, baseada na análise da seletividade na adsorção e sua correlação com o tempo e a temperatura de síntese. 

Através de caracterização físico-química e testes laboratoriais, foi verificado o alto desempenho na adsorção e filtração de contaminantes pesados, o potencial fotocatalítico da membrana e sua adaptabilidade às mais diversas situações de uso, a partir de um baixo custo de produção e altos graus de proteção e preservação ambiental - possibilitando o estabelecimento de uma sociedade baseada no desenvolvimento sustentável.
 

Veja também

Newsletter