Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Mobilidade

Cais José Estelita: novo sistema viário começa a funcionar e altera trânsito no Recife

Dois sentidos da pista da Avenida José Estelita foram fechados permanentemente para construção de novo parque urbano

Mudanças no trânsito do Cais José Estelita, no RecifeMudanças no trânsito do Cais José Estelita, no Recife - Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

Mudou o trânsito no entorno do Cais José Estelita, no centro do Recife. Com a inauguração de um novo sistema viário, que será permanente, os motoristas vão precisar a partir desta quarta-feira (2) se atentar ao trafegar nos sentidos Centro-Zona Sul e Zona Sul-Centro.

De agora em diante, estão fechadas permanentemente as faixas da Avenida José Estelita para a construção de um parque urbano. Com isso, o fluxo de veículos foi transferido para as pistas construídas nos arredores dos prédios do Projeto Novo Recife. E serão três faixas de rolamento para cada sentido - até então, eram apenas duas.

Cais José Estelita com novo trechoCais José Estelita com novo trecho | Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco 

Durante os próximos dias, agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão no local para orientar os condutores, para agilizar a fluidez do trânsito.

A nova via possui estrutura cicloviária e não tem semáforos, por ser pista de passagem. Nas primeiras horas da inauguração, o fluxo não apresentava qualquer ponto de retenção, o que é positivo, segundo a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

“Uma nova oportunidade que vamos ter com esse novo viário é a possibilidade de retorno, nos dois sentidos. As vias que eram chamadas de ‘Cais José Estelita’ serão transformadas em parque. Essa nova obra começa agora. Por isso que já acontece o desvio e a previsão de entrega [do parque] é a partir de 12 meses”, contou Taciana. A construção do parque é de iniciativa privada.

Como fica o trânsito, na prática?
A partir de agora, quem sai do Centro do Recife em direção à Zona Sul terá que desviar o caminho logo após passar os armazéns do Cais José Estelita. Quem faz o sentido oposto pega o desvio ao passar o Cabanga Iate Clube.

Fiscalização eletrônica
A fiscalização eletrônica, que já fazia parte da avenida, vai continuar e será intensificada no sentido Zona Sul-Centro, por conta da necessidade de redução da velocidade quando o condutor sai do Cabanga - há trechos com velocidades de até 40 km e até 50 km. No local, foram instalados cones e gelos-baianos.

“É importante ter cuidado aqui porque é um viário novo, e as pessoas precisam, a partir disso, entrar com velocidade reduzida para poder fazer todo o percurso. Aqui continua sendo a ciclofaixa de lazer e o melhor: agora, os dois sentidos têm uma estrutura definitiva de ciclovia. A ciclofaixa de lazer vai, apenas, ser moldada para este novo viário”, finalizou Taciana.

Veja também

Newsletter