Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
rio de janeiro

Dez pessoas estavam em casa que desabou no Morro da Cotia, no Rio de Janeiro

Um homem que visitava a família morreu; resgate de criança emocionou bombeiros que estavam no local

Bombeiros trabalham no local onde uma casa desabou, no Morro da Cotia Bombeiros trabalham no local onde uma casa desabou, no Morro da Cotia  - Foto: Ângela Góes/ CBMERJ

Dez pessoas estavam na casa de três andares que desabou, na noite desta segunda-feira (1°), no Morro da Cotia, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio. Uma delas, identificada como Daniel, era amigo da família, fazia uma visita aos donos do imóvel e morreu. Outras sete pessoas foram hospitalizadas. Técnicos da Defesa Civil municipal interditaram três imóveis e seguem no local.

Bombeiros socorreram quatro dos feridos: Rafael Suzano, de 36 anos; um adolescente de 17; Vitória B. Eduarda, de 18, e uma criança de 1 anos. Os dois primeiros foram levados para o Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, e os demais, para o Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro.

Outras quatro pessoas teriam sido socorridas por moradores da região e levadas para o Souza Aguiar e o Hospital federal do Andaraí. O corpo de Daniel foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML).

Carlos Magno mora no imóvel vizinho ao que desabou e ajudou no socorro às vítima até a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros.

"Foi de repente. Do nada a casa caiu e as pessoas começaram a gritar por socorro. A gente foi ajudar"contou, lembrando que ajudou uma mulher e uma criança a sair dos escombros.

Ele teve o imóvel em que vive interditado e passou a noite na casa da avó:

"Agora estou esperando a vistoria (da Defesa Civil) para saber como ficarão as coisas"

A Secretaria municipal de Assistência Social (SMAS) informou que ao menos três famílias foram afetadas pelo desabamento, impactando 21 pessoas — dez adultos, três adolescentes, seis crianças e dois lactantes. Três imóveis foram atingidos. As duas famílias dos imóveis vizinhos ao que ruiu estão desalojadas e foram para casas de parentes na própria comunidade.

A SMAS informou que continuará com o atendimento nesta terça-feira "para identificação correta do número de núcleos familiares existentes". Ainda conforme a Secretaria, a pessoa que morreu já foi identificada e seus parentes, localizados.

Emoção em resgate de criança
Um vídeo mostra a emoção durante a retirada de uma criança dos escombros. É possível ouvir aplausos para as equipes envolvidas e as pessoas agradecendo a Deus pelo sucesso do resgate.

A operação de resgate no local contou com mais de 60 militares. Bombeiros de dez quartéis atuaram no socorro, incluindo especialistas do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), cães de busca e resgate do canil da corporação e drones.

Veja também

Newsletter