"Eletrônico Não É Lixo": gincana incentiva educação ambiental para alunos de escolas do Recife
Evento lançado nesta segunda-feira (8) realiza a arrecadação de materiais eletrônicos em escolas públicas e privadas da capital
Com o objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente, o lançamento da gincana “Eletrônico Não é Lixo” ocorreu nesta segunda-feira (8), na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, na Avenida Norte.
Promovido pela REEECicle, o evento é voltado para a arrecadação de materiais eletrônicos e está com inscrições abertas para escolas públicas e privadas da capital de Pernambuco.
Leia também
• Trama Moda Pernambuco reúne setor têxtil em evento no Recife; veja detalhes
• Cinema São Luiz recebe a 10ª edição da Mostra Ambiental de Cinema do Recife; confira programação
• MARÉ - Mostra Ambiental de Cinema do Recife completa 10 edição, com programação gratuita; confira
Com a combinação de competição saudável e educação ambiental, as instituições participantes devem se mobilizar até o final de novembro com o maior número de material possível.
Cada unidade receberá um PEV (Ponto de Entrega Voluntária), que ficará dentro da escola. Quem arrecadar mais eletrônicos por quilo será premiado com computadores remanufaturados. O primeiro lugar receberá 10 computadores; o segundo lugar, cinco; o terceiro, três; e o quarto e quinto lugares, um computador cada.
“Caso a escola já tenha computadores, ela pode escolher uma instituição para a qual o prêmio será doado”, explica Sávio França, diretor do REEECicle.
Evento de lançamento da gincana “Eletrônico Não é Lixo” ocorreu nesta segunda-feira (8), na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, na Zona Norte do Recife | Foto: Isabella Fabrício/DivulgaçãoAs unidades de ensino também contarão com um dia exclusivo com ações sobre educação ambiental promovidas pelo REEECicle. “Elas conhecerão o Museu de Eletrônicos e participarão de dinâmicas socioeducativas, oficinas e rodas de conversa, além da distribuição de cartilhas e exibição de vídeos sobre o tema”, pontua França.
O material arrecadado será encaminhado para reciclagem adequada. Em 2024, mais de 70 toneladas de materiais foram arrecadadas pelas escolas participantes. Para se inscrever, basta acessar o edital no site.
Saiba o que pode ser descartado:
Equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores, tablets, televisores, geladeiras, pilhas e componentes internos como baterias e cabos. Estes materiais contêm substâncias tóxicas, como chumbo e mercúrio, que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde se não forem descartados corretamente.
Com informações da assessoria.

