Fenômeno atmosférico raro pode ter causado apagão na Europa, diz jornal
Evento pode ter afetado a rede elétrica espanhola, desencadeando um efeito dominó no sistema interligado europeu
Um apagão de grandes proporções deixou Portugal e outros países europeus sem energia elétrica na manhã desta segunda-feira (28). Segundo a empresa portuguesa Redes Energéticas Nacionais (REN), a falha pode ter sido provocada por um fenômeno atmosférico raro que afetou a rede elétrica espanhola, desencadeando um efeito dominó no sistema interligado europeu.
O corte de energia começou por volta das 11h30 (horário local) e afetou o funcionamento de serviços essenciais, como hospitais, aeroportos, transportes públicos e telecomunicações.
Em Lisboa, o metrô foi paralisado, semáforos deixaram de funcionar e os icônicos bondes elétricos ficaram parados nas ruas. Aeroportos operaram com restrições, e estabelecimentos comerciais enfrentaram dificuldades devido à falta de refrigeração.
Leia também
• Apagão na Europa: Centro de Segurança de Portugal descarta possibilidade de ciberataque, diz jornal
• Apagão na Espanha suspende partidas e paralisa jogo no match point no Masters de Madri
• Apagão afeta trafego ferroviário, gera caos e deixa metrô às escuras em Portugal e Espanha
A REN informou que está trabalhando em conjunto com as autoridades espanholas para restabelecer o fornecimento de energia. Ainda não há previsão para a normalização completa do serviço, e as causas exatas do apagão seguem sob investigação.

