Policial militar mata esposa e tira própria vida na sequência na Zona Norte do Recife
Walmir Soares dos Santos pertencia à equipe de Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas, a Rocam
Cabo da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e integrante da equipe de Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) da corporação, Walmir Soares dos Santos, de 38 anos, matou a esposa a tiros e depois tirou a própria vida nesta segunda-feira (4), na casa onde moravam, no bairro de Dois Unidos, localizado na Zona Norte do Recife. Eles deixam um filho de 10 anos, que estava na escola no momento do crime.
Os dois corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) da cidade.
A motivação dos crimes ainda é desconhecida e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), sob coordenação do delegado Victor Leite, que mostrou preocupação com o desenvolvimento da criança, agora sem a presença dos pais.
"Essa ocorrência me deixou muito abalado, porque tem uma criança envolvida. A gente fica pensando só em como vai ser a reação desse menino de 10 anos ao saber que a mãe foi assassinada pelo próprio pai, e que ele tirou a própria vida. Ele vai precisar de um acompanhamento psicológico, com certeza", afirma.
Leia também
• Homem é preso após roubar relógios, joias e perfumes importados de residência em Olinda
• Homem é preso em Copacabana acusado de torturar e manter filha e ex-esposa em cárcere privado
• Homem tenta esfaquear companheira em Boa Viagem, na Zona Sul, e é baleado por policial
De acordo com a PMPE, "uma equipe da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) foi acionada por populares para verificar a denúncia" nesta tarde.
Conduta questionada na corporação
No mês de julho do ano passado, o cabo Walmir Soares dos Santos esteve entre policiais que tiveram suas condutas questionadas pela corporação "sob o viés ético-disciplinar", como consta em um documento da Secretaria de Defesa Social (SDS) estadual, assinado pela corregedora-geral Mariana Cavalcanti de Sousa.
Saúde mental
As pessoas que buscam ajuda psicológica em Pernambuco podem encontrar nas Unidades de Saúde da Família (USF). Em caso de emergência, deve-se entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ligando para o número 192.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) também colocou à disposição da sociedade o número 188, que serve para dar apoio emocional às pessoas que precisam, atendendo de forma voluntária e gratuita, sob sigilo por telefone, em-ail e chat 24 horas, todos os dias.

