Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
EUROPA

Prefeito pró-UE de Varsóvia vence 1º turno da eleição presidencial na Polônia

Trzaskowski recebeu 31,36% dos votos contra 29,54% de seu opositor, Nawrocki, segundo a Comissão Eleitoral

Karol Nawrocki, candidato presidencial para as eleições presidenciais polonesas de 2025, apoiado pelo partido de direita polonêsKarol Nawrocki, candidato presidencial para as eleições presidenciais polonesas de 2025, apoiado pelo partido de direita polonês - Foto: Mateusz Slodkowski / AFP

O prefeito de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, um político pró-UE, obteve uma vitória apertada no primeiro turno das eleições presidenciais da Polônia no domingo e enfrentará o nacionalista Karol Nawrocki no segundo turno, segundo resultados oficiais divulgados nesta segunda-feira.

O segundo turno, em 1º de junho, será decisivo para o futuro da Polônia, membro da UE e da Otan, já que o presidente tem um importante poder de veto.

Trzaskowski, candidato da Coalizão Cívica (PO), recebeu 31,36% dos votos contra 29,54% de Nawrocki, informou a Comissão Eleitoral.
 

Os dois candidatos de extrema direita somaram 21,15% dos votos.

Se Trzaskowski conseguir vencer o segundo turno, o resultado teria um impacto positivo para o governo do primeiro-ministro Donald Tusk, um ex-líder da UE que viu muitas de suas iniciativas frustradas pelo atual presidente, o conservador Andrzej Duda.

Contudo, uma vitória de Nawrocki, um historiador que se declara admirador de Donald Trump e é apoiado pela oposição nacionalista Lei e Justiça (PiS), poderia provocar, segundo analistas, a convocação de novas eleições parlamentares para formar um novo Executivo.

A campanha foi dominada por questões de política internacional e o lugar que a Polônia deve ocupar entre a União Europeia e os Estados Unidos, cuja aliança parece mais questionada do que nunca durante o segundo mandato de Trump.

Agora, a incógnita está em saber se os eleitores da extrema direita vão apoiar Nawrocki no segundo turno, em uma eleição que teve taxa de participação de 67% no primeiro turno.

Veja também

Newsletter