Prefeitura de Petrolina realiza mapeamento detalhado da população em situação de rua
Iniciativa tem como objetivo traçar o perfil social desses indivíduos e identificar as condições de vida, a fim de aprimorar as ações de assistência e cuidados
A Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por meio da Secretaria de Saúde do município, está realizando um mapeamento detalhado para compreender a realidade da população em situação de rua da cidade.
A iniciativa tem como objetivo traçar o perfil social desses indivíduos e identificar as condições de vida, a fim de aprimorar as ações de assistência e cuidados, com foco no programa Consultório na Rua.
Leia também
• Quase 20 quilos de cocaína são apreendidos em Petrolina; droga estava em ônibus que ia para Natal
• Nova rota aérea da LATAM vai ligar Recife a Petrolina a partir do segundo semestre de 2025
• Homem é preso após efetuar disparos em via pública de Petrolina; cinco armas são apreendidas
O mapeamento busca identificar aspectos importantes sobre as pessoas que vivem nessas condições, como faixa etária, gênero, renda e acesso à alimentação, além de registrar a localização de cada um.
Com base nas informações obtidas, o intuito é que a Secretaria de Saúde consiga desenvolver estratégias mais eficazes de acolhimento e atendimento à população em situação de rua.
O levantamento está sendo feito de duas maneiras. A primeira é a busca ativa realizada pelas equipes do programa Consultório na Rua, que percorrem diferentes pontos da cidade em horários variados. Essas equipes observam a dinâmica dos locais e realizam abordagens humanizadas.
A segunda frente do mapeamento ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o apoio de outros profissionais de saúde que ajudam na coleta de dados e informações sobre as condições da população em situação de rua.
O objetivo final da ação é promover um atendimento mais direcionado e eficiente, garantindo melhores condições de saúde e suporte para essa população vulnerável.

