Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco

Primeira bênção de Leão XIV leva mais fiéis ao Vaticano do que dias do conclave

Mais de 200 mil pessoas foram à Praça de São Pedro em domingo marcado por emoção e homenagem às mães; pais colocaram crianças nos ombros para que pudessem ver o Papa

Praça de São Pedro ficou lotada para primeira missa de domingo celebrada pelo Papa Leão XVIPraça de São Pedro ficou lotada para primeira missa de domingo celebrada pelo Papa Leão XVI - Foto: Stefano Rellandini/AFP

O Vaticano ficou mais lotado neste domingo (11) que nos dias do conclave que elegeu o Papa Leão XIV. Cerca de 200 mil pessoas eram esperadas na Praça de São Pedro para ver a primeira benção dominical do novo Pontífice. Um forte esquema de segurança interditou as principais vias que dão acesso ao Vaticano. Pais levantavam crianças nos ombros para que pudessem ver o Papa.

Houve muita emoção na praça quando ele saudou o Dia das Mães, que hoje é celebrado na Itália, no Brasil e em outros países. Ao lembrar a data, Leão XIV abençoou as mães vivas e as que “já estão no céu”.

— Mando uma saudação cara a todas as mães, e uma oração por elas e pelas que estão no céus. Uma boa festa e um bom Dia das Mães a todas as mães! — disse o Papa, antes de se despedir.

Em mensagem antes do início da oração do Regina Coeli, Papa Leão XIV enviou algumas mensagens à comunidade católica. Ele citou uma mensagem do Papa Francisco para o dia de hoje, afirmando ser necessário acolher e acompanhar os jovens.

Vaticano lotado para missa do Papa Leão XVIFiéis foram ao Vaticano assistir à missa do domingo | Foto: Stefano Rellandini/AFP 

Além disso, falou sobre a necessidade de uma "paz justa e duradoura" na Ucrânia. Ele pede que os prisioneiros sejam libertados e as crianças voltem para casa. Também disse sentir a dor daquilo que acontece na Faixa de Gaza, clamando por um cessar-fogo.

O Papa também disse ter "acolhido com satisfação" o anúncio do cessar-fogo entre Índia e Paquistão — que trocaram fogo nos últimos dias por tensões na região disputada da Caxemira.

— Espero que através das próximas negociações se poss alcançar rapidamente um acordo duradouro — disse Leão XIV. — Confio à Rainha da Paz este forte apelo para que seja ela que apresente ao Senhor Jesus, para que alcancemos o milagre da paz.

Veja também

Newsletter