Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Religião

Procissão de Nossa Senhora da Cabeça reúne centenas de fiéis nas ruas do Bairro do Recife

Caminhada foi precedida pela recitação do Terço de Nossa Senhora da Cabeça e da Santa Missa

Procissão de Nossa Senhora da CabeçaProcissão de Nossa Senhora da Cabeça - Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

Uma procissão nas ruas do Bairro do Recife, área central da capital pernambucana, marcou o último dia de celebrações da Festa de Nossa Senhora da Cabeça, na manhã deste sábado (30).

A caminhada foi precedida pela recitação do Terço de Nossa Senhora da Cabeça e da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, na Igreja Madre de Deus. 

Centenas de fiéis participaram da liturgia religiosa e acompanharam a procissão de Nossa Senhora da Cabeça.

"Encerramos, hoje, esta semana de oração a Deus, pela interseção de Nossa Senhora da Cabeça. Foram dias de muitas graças, de pessoas vindo agradecer, outras pedindo. É um momento forte em que Deus foi nos abençoando, pelas mãos de Nossa Senhora da Cabeça, trazendo curas físicas, emocionais e espirituais", comentou o Padre Damião Silva, pároco da Igreja Matriz Madre de Deus.

  • Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco
    Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco
  • Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco
    Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco
  • Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco
    Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco
  • Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco
    Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco
  • Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco
    Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

 

Interseção na saúde
Com o tema “Peregrinos de Esperança Sob o Manto de Nossa Senhora da Cabeça!”, a festa, promovida pela Arquidiocese de Olinda e Recife, convidou fiéis a se unirem em oração e celebração ao longo da semana.

Durante a procissão, Dom Paulo Jackson destacou a representação de Nossa Senhora da Cabeça para a comunidade católica, especialmente no que tange à saúde das pessoas.

"A celebração desta piedade de Nossa da Cabeça é um modo de dizer que a cabeça é Jesus Cristo - cabeça da Igreja e do universo. Nossa Senhora da Cabeça também é uma interseção pela saúde mental. O mundo está tão marcado por ansiedade e depressão. Nós suplicamos a proteção e a interseção de Maria Santíssima para que as pessoas tenham saúde física, emocional e espiritual", declarou.

Doma Paulo Jackson na celebração de Nossa Senhora da CabeçaDom Paulo Jackson na celebração de Nossa Senhora da Cabeça. Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco.

Uma das pessoas que afirmou estar sendo ajudada por Nossa Senhora da Cabeça foi Ângela Pedrosa, de 57 anos. Ela, que frequenta a celebração há dois anos, comentou que a Santa auxiliou sua luta contra a enxaqueca.

"Ela [Nossa Senhora da Cabeça] representa gratidão. Sofri muitos anos de enxaqueca, já fui até internada. Desde que eu passei frequentar as missas, sempre nas quartas-feiras, e participar da procissão, eu não tenho mais enxaqueca", afirmou.

Ângela Pedrosa na Festa de Nossa Senhora da CabeçaÂngela Pedrosa na Festa de Nossa Senhora da Cabeça. Foto: Yuri Costa/Folha de Pernambuco.

Luciana Rodrigues, de 34 anos, também comentou sobre a intercessão de Nossa Senhora da Cabeça em sua vida. Ela comentou que sofre de uma condição congênita na cabeça, mas que, desde que passou a participar da celebração, sua situação melhorou bastante.

"Desde o dia que eu descobri a condição, minha tia Tereza me apresentou Nossa Senhora da Cabeça e me deu uma imagem dela. Eu me 'agarrei' com ela [a imagem] e, graças a Deus, hoje, eu estou muito bem, consegui fazer duas cirurgias. Junto com Deus, ela representa tudo na minha vida", afirmou Luciana.

Luciana Rodrigues acompanha a Festa de Nossa Senhora da Cabeça há pelo menos quatro anosLuciana Rodrigues acompanha a Festa de Nossa Senhora da Cabeça há pelo menos quatro anos. Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco.

Agradecimento
Presentes na missa e na procissão desde 2020, o casal formado por Gero de França, de 69 anos, e Fátima Coutinho, de 77 anos, comentaram sobre a representação de Nossa Senhora da Cabeça para eles e agradeceram a Santa.

"Minha relação com Nossa Senhora é desde pequeno. Eu considero muito ela, sempre que eu preciso, ela me cede e eu a respeito demais", confessou Gero.

"Ela é a nossa mãe, a nossa criadora, a nossa salvadora, como Jesus é. Eu tenho muita fé. Tudo que nós queremos, nós somos atendidos", disse Fátima.

Gero de França e Fátima Coutinho sempre marcam presença na Festa de Nossa Senhora da CabeçaGero de França e Fátima Coutinho sempre marcam presença na Festa de Nossa Senhora da Cabeça. Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco. 

 

Veja também

Newsletter