SAÚDE

Saiba qual é o alimento número 1 para a saúde da pele

A alimentação impacta diretamente na vitalidade e na aparência da derme

Saiba qual é o alimento número 1 para a saúde da peleSaiba qual é o alimento número 1 para a saúde da pele - Foto: Freepik

Uma pele hidratada, brilhante e macia ao toque não depende apenas de tratamentos dermatológicos. A alimentação diária influencia diretamente na irrigação dos nutrientes essenciais ao órgão, em particular quando se trata de antioxidantes, proteínas, vitamina E, vitamina C e vitamina A.

Mas, segundo Bonnie Taub-Dix, autora do livro "Read It Before You Eat It: Taking You From Label To Table" (Leia antes de comer: levando você dó rótulo até a mesa, traduzido do inglês), os peixes oleosos são a chave para os melhores resultados na derme.

 



O óleo encontrado neles é provindo do ômega 3, e as principais opções são salmão, a truta, o arenque, a sardinha e o atum.

Aprenda a preparar um jantar à base de peixe e faça sucesso no dia 12Salmão é aliado para a hidratação da pele — Foto: Freepik

“Peixes ricos em ácidos graxos ômega 3 ajudam a preservar o colágeno, combater a inflamação e manter a pele firme”, explica Taub-Dix, em entrevista ao site Shape.

Um estudo feito nos Países Baixos estudou os registos alimentares e fotografias de cerca de 2.800 adultos mais velhos, a maioria na faixa dos 60 e 70 anos. Foi descoberto a partir disso que as mulheres que comiam mais frutas, vegetais, peixes e alimentos ricos em fibras tendiam a ter menos rugas do que aquelas que comiam mais outros tipos de carne, como a vermelha, e salgadinhos.

Os benefícios
O ômega 3 é um aliado na preservação do colágeno, responsável por manter a pele forte e ajuda na recuperação após feridas. Outro benefício deste ácido graxo é a hidratação.

Além disso, de acordo com o dermatologista Ariel Ostad, o salmão, por exemplo, é uma fonte de vitamina E, que atua na proteção da derme.

“O salmão é uma excelente fonte de nutrientes como ácidos graxos ômega-3, proteínas, vitamina D e vitaminas B”, acrescenta o especialista, também à revista Shape.

Veja também

Homem morto em atentado contra Donald Trump é identificado, diz governador da Pensilvânia
ataque a tiros

Homem morto em atentado contra Donald Trump é identificado, diz governador da Pensilvânia

Serviço Secreto dos EUA nega acusações de que teria recusado proteção adicional para Donald Trump
comício na Pensilvânia

Serviço Secreto dos EUA nega acusações de que teria recusado proteção adicional para Donald Trump

Newsletter