Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TRANSFORMADOR

Comboio de transformador gigante para em viaduto em Paulista após problema hidráulico

Escolta segue para Igarassu. No fim de semana, transporte será suspenso por conta de eleição em Goiana

Comboio com transformador gigante parte de Paulista; na segunda-feira (5), transporte será retomado em direção à divisa com a ParaíbaComboio com transformador gigante parte de Paulista; na segunda-feira (5), transporte será retomado em direção à divisa com a Paraíba - Foto: PRF/Divulgação

O comboio que transporta um transformador de energia de grandes dimensões de Pernambuco até a Paraíba partiu do quilômetro 53 da BR-101, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), no começo da manhã desta sexta-feira (2).

De Paulista, onde o transformador chegou na tarde de quinta-feira (1º), o comboio seguirá nesta sexta-feira até Igarassu, também na RMR.

Na manhã desta sexta-feira, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o transformador chegou ao viaduto do Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, por volta das 6h20.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

A composição, no entanto, ainda segundo a PRF, teve um problema no comando hidráulico e está parada na descida do viaduto. O reparo deve durar de duas a três horas. 

"As equipes de manutenção já estão trabalhando para fazer o conserto. Quem estava atrás da composição na BR 101 pode sair da rodovia em direção a Arthur Lundgren ou Jardim Paulista, e fazer o retorno para seguir em direção ao Litoral Norte", explicou a polícia.

Por causa da eleição municipal suplementar em Goiana, na Mata Norte do Estado, o transporte será paralisado no sábado (3) e domingo (4). 

A retomada do transporte será feita na segunda-feira (5), às 8h, partindo de Igarassu com direção à divisa com a Paraíba, passando pela cidade de Goiana. O comboio anda a uma velocidade média de 7 km/h.

O transporte da peça interdita o sentido Norte da BR-101 — o tráfego no sentido Sul continua livre. A PRF organiza os bloqueios e orienta os motoristas.

O transformador será transportado até o parque eólico da CTG Brasil, em Nova Palmeira, na Paraíba. 

O equipamento é idêntico ao primeiro transportado em março, com 250 toneladas, 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura.

A estrutura do comboio tem três caminhões e dois semirreboques, totalizando 113,7 metros de comprimento e 600 toneladas.

Veja também

Newsletter