Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FIOS

Veja causas de queda de cabelo que você talvez não conheça

Uma delas é a condição chamada de eflúvio telógeno, que apresenta uma ação curta sobre os fios

Veja causas de queda de cabelo que você talvez não conheçaVeja causas de queda de cabelo que você talvez não conheça - Foto: Pixabay

Já se deparou com uma escova mais cheia de fios de cabelo do que o normal? A queda de cabelo é um problema que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. Quando os fios caem em grandes quantidades isso pode afetar a autoestima e até mesmo indicar um problema de saúde que deve ser averiguado.

Dentre as causas mais conhecidas para a queda de cabelo, está a alopecia androgenética, que provoca a perda progressiva do cabelo e pode levar à calvície. Essa perda dos fios é genética e se inicia na adolescência, mas se torna aparente após os 40 anos.

A alopecia induzida por quimioterapia, que ocorre em pessoas que estão recebendo tratamento contra o câncer, também é um motivo bem conhecido. Segundo especialistas, o cabelo volta a crescer ao fim do tratamento, no entanto, pode ser com diferenças na textura ou na cor.

Além disso, a alopecia por tração, comum em pessoas que fazem tranças apertadas ou extensões nos fios, é causada pela forma com que os penteados criam tensão nos fios, fazendo com que eles se arrebentem.

Veja causas de queda de cabelo menos conhecidas:

Alopecia areata
A alopecia areata, por sua vez, é considerada uma doença inflamatória. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro. Mas os principais fatores para o seu surgimento são a genética e quadros autoimunes.

Alopecia cicatricial
A alopecia cicatricial é considerada o estágio final da queda, quando os fios não crescem mais nos locais de onde caíram e se forma uma cicatriz. Por isso, se diferencia dos outros tipos, já que os cabelos não voltam mais a se desenvolver.

Eflúvio telógeno
A perda normal de fios de cabelo é de 30 a 150 por dia, mas quando eles começam a cair em quantidades maiores se chama de eflúvio telógeno. A SBD explica que o eflúvio tem uma duração predeterminada de dois a quatro meses, caso não haja outra doença associada.

Tricotilomania
A tricotilomania, também chamada de "mania de puxar os cabelos", é a ação constante de arrancar fios de cabelo, o que resulta na perda dos fios, sem motivação estética. Ela é um problema de saúde mental que está dentro no grupo de comportamentos repetitivos focados no corpo.

Veja também

Newsletter