Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Lula fará novos exames nesta semana após queda e lesão na cabeça

Na terça-feira, presidente da República terá reavaliação clínica

Presidente LulaPresidente Lula - Foto: Claudio Kbene / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltará a fazer exames nesta semana e fará uma reavaliação clínica na terça-feira (22). Lula sofreu um acidente doméstico no sábado e cancelou viagem à Rússia por orientação médica.

O presidente caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e feriu a parte de trás da cabeça. Ele foi atendido no Hospital Sírio Libanês em Brasília no sábado e precisou levar pontos no local. O presidente voltou ao hospital neste domingo, mas já está descansando na residência oficial.

Médico do presidente, o doutor Roberto Kalil afirmou que exames apontaram "mínimo ponto de hematomas" no cérebro do presidente após a queda. De acordo com Kalil, é pouco provável que esse hematoma evolua.

— O que ele teve foi uma contusão na região occipital, atrás da cabeça, foi um forte trauma nessa região, que levou a uma chamada contusão do cérebro, um mínimo ponto de hematoma. Pouco provável que esse hematoma evolua — disse Kalil ao Globo.

Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Lula terá agendas de governo nesta semana no Palácio do Planalto e participará da Cúpula dos Brics, que acontecerá na cidade russa de Kazan, por videoconferência.

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por orientação médica, não viajará para a Cúpula dos Brics, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração. O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto", diz a nota da Secom.

Pessoas próximas afirmam que um exame de ressonância mostrou um pequeno sangramento, sintoma de uma leve concussão. Por isso, a recomendação é para que o presidente fique em análise nas primeiras 72 horas, as mais críticas para o risco de edema no cérebro.

Veja também

Filho de Romeu Tuma, que prendeu Lula na ditadura, faz parte da equipe médica do presidenteP
LULA

Filho de Romeu Tuma, que prendeu Lula na ditadura, faz parte da equipe médica do presidenteP

Braga Netto fez fala enigmática após as eleições: 'Não percam a fé"
TRAMA GOLPISTA

Braga Netto fez fala enigmática após as eleições: 'Não percam a fé"

Newsletter