Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Sabores

Conheça as frutas e verduras do mês de março

Conhecer a sazonalidade de alguns ingredientes ajuda o consumidor a ter uma alimentação mais saudável e econômica. Saiba quem está em alta no mercado

Sazonal: peixe com maxixe, abobrinha e quiabo é um dos mais pedidos na Best foodSazonal: peixe com maxixe, abobrinha e quiabo é um dos mais pedidos na Best food - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Embora o nordestino não sinta na rua os efeitos climáticos da chegada do outono, no próximo dia 20, à mesa ele percebe que é tempo de aproveitar os benefícios de alguns ingredientes da época. Itens como abacaxi, abacate, goiaba e laranja encabeçam a lista das frutas no auge da safra ao lado de vegetais como pepino, berinjela, chuchu e abobrinha. Juntos, eles formam o combo perfeito para uma refeição mais equilibrada e menos comprometedora às finanças, numa economia de até 30% no valor final de cada produto na feira.

Por mais que o consumidor não perceba, essa é a estação considerada de transição entre verão e inverno. Por aqui, ao contrário do Sul e Sudeste, acontece a redução da frequência de chuva, diminuindo a umidade dos solos. Contexto ideal para a colheita de hortifrútis de pequeno e médio porte, que devem chegar aos montes nas gôndolas dos supermercados e feiras livres ao longo do mês. Quer mais um motivo para preparar a sua lista de compras?


 

Abacate para marombeiros
O queridinho do projeto fitness de muita gente chega aos seus dias de glória ao preço mínimo de R$ 3/Kg, no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE). Segundo os nutricionistas, é tempo de aproveitar a gordura boa presentes na fruta, capaz de reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos do sangue. Isso, sem falar na função antiinflamatória e de antienvelhecimento. Ainda, o que pouca gente sabe é a existência da substância chamada beta sitosterol, responsável pelo controle do hormônio do estresse, o cortisol.


Abacaxi doce
Símbolo tropical, ele dá o frescor que não pode faltar nas receitas. Segundo a gastróloga e chef consultora de culinária saudável, Paula Trindade, a fruta ganha nessa época o dulçor útil para fazer pratos doces e salgados, além de sucos, sorvetes, bolos, compotas e a famosa delícia de abacaxi. “Na hora de escolher, verifique se ela está firme, sem machucados e sem escorrer líquido. Quando a casca está muito dura é porque está verde. Faça um teste: tente puxar uma folha da coroa. Se sair facilmente, quer dizer que está madura”, completa. Em termos nutricionais, há mais concentração de vitamina C e betacaroteno nesta época.

Mais pepino na salada
Na cozinha do seu delivery de comida saudável, a Best Food, Lorena Santos executa um cardápio de olho na sazonalidade dos alimentos. Razão para deixar de elencar alguns legumes no menu, de olho na oferta temporária de produtos na feira. Prova disso é bowl vegano (foto de capa) abastecido por mix de cogumelos, tomate cereja confitado, cebola caramelizada, ervilha e, claro, pepino. Todos eles encontrados facilmente no mercado, mas sendo o último o mais presente no momento. “Melhora não só o preço, mas a qualidade. É possível, inclusive, durar mais tempo na geladeira”, diz ela, com o hábito de ir ao mercado pelo menos três vezes na semana. Para incentivar ainda mais a compra, o pepino aparece rico em fibras, potássio, fósforo e vitamina B1.

Bowl vegano traz o pepino entre os ingredientes de destaque

Bowl vegano traz o pepino entre os ingredientes de destaque - Crédito: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Goiaba no precinho
Na Ceasa, a fruta chega ao valor mínimo de R$ 1,50/kg. Preço que também agrega boa concentração de vitamina C e baixíssima caloria. “De cor verde, pode ser consumida inchada, como muitos preferem, ou esperar para amadurecer. Quando verde amarelado, já está no ponto ideal para consumo”, orienta Trin­dade. A dica é consumi-la fresca em sucos, doces e compotas, a­lém de sobremesas como cheeseca­ke e o tradicional bolo de rolo. “Ela também casa muito com queijo, carne de porco e até para finalizar um risoto”, acrescenta.


Abobrinha na receita
Segundo a nutricionista Munique Gomes, está aberta a temporada de um legume rico em cálcio, fósforo, ferro e fibras. Nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do corpo. Na cozinha é, ainda, um dos legumes mais versáteis, podendo valorizar um prato como o peixe com maxixe, quiabo, cenoura e cebola roxa. “Nessa época, a abobrinha fica mais adocicada, diferentemente da época fora da safra, quando adquire um sabor aguado. Sem falar que está mais firme e com a aparência melhor”, defende Lorena Santos.

Leia também:
Mulheres no comando da gastronomia
Conheça trabalhos que são 'fora da curva' na gastronomia
[Fotos] Quem faz a gastronomia pernambucana


Dê espaço ao chuchu
Se você acha essa hortaliça sem graça, saiba que ela é fonte de cálcio, potássio, ferro e vitaminas do complexo B. Mude de ideia ao saber que em 100 gramas ela sustenta apenas 19 calorias. “Por isso, é ótima para quem quer perder peso. Na hora de escolher, prefira os mais firmes, com casca verdinha, brilhante e sem espinhos. Fuja das mais amareladas. Armazene na geladeira, na parte de baixo, que é menos fria, por até duas semanas e utilize em saladas, sopas, gratinados e assados”, sugere Paula Trindade.


Também é tempo de...

Seriguela: comum no Nordeste, ela é um antioxidante que fortalece o sistema imunológico
Jerimum: estrela na receita de muitos cozinheiros, oferece proteína, fibras e vitamina A
Laranja: conhecida pelo fornecimento de vitamina C, é também fonte de ácico fólico, cálcio e potássio
Repolho: suas folhas são ótimas para a digestão e para reduzir os níveis de colesterol
Berinjela: considerada uma excelente fonte de fibras, ainda oferece vitaminas C e do complexo B

Receita
Caponata de berinjela e pimentão
(pela chef Paula Trindade @provosaboresaude)

Ingredientes:
1 cebola roxa
3 berinjelas
3 pimentões coloridos
2 alhos
Sal e pimenta do reino a gosto
10 alcaparras
10 azeitonas verdes sem caroço
3 talos de aipo branco
1 colher de sopa de polpa de tomate
1/2 xícara de vinagre vinho branco
Azeite extra virgem

Modo de preparo:
Corte todos os vegetais em cubos. Em uma panela com azeite, frite as verduras na seguinte ordem: pimentões, berinjelas e cebola. A medida que vai fritando, reserve em um prato.
Na mesma panela, coloque mais azeite e frite o alho picado, a alcaparra, a azeitona, o aipo e depois a polpa de tomate.

Depois, junte as verduras refogadas anteriormente e continue refogando por alguns minutos. Acrescente o vinagre e mexe bem até que o álcool seja evaporado. Tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite extra virgem. Passe a caponata para vidros esterilizados. Preencha o espaço vazio com azeite e feche a tampa. Conserve na geladeira.

Rendimento: 3 potes de vidro

 

Veja também

Newsletter