Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Inauguração

Loja do Artesanato de Pernambuco inaugura a primeira unidade fora do Brasil

O espaço fica no Instituto Pernambuco Porto-Brasil (IPPB), com sede no Porto, em Portugal

Loja do Artesanato de Pernambuco no Porto, em Portugal, abre ao público neste sábado (26)Loja do Artesanato de Pernambuco no Porto, em Portugal, abre ao público neste sábado (26) - Foto: Gabriel Salles / Divulgação

O artesanato de Pernambuco segue ganhando o mundo e, dessa vez, chegou na cidade do Porto, em Portugal. Com a primeira inauguração fora do estado, a abertura da Loja do Artesanato de Pernambuco aconteceu nessa quinta-feira (24) dentro do Instituto Pernambuco Porto-Brasil (IPPB).

O espaço possui 50 metros quadrados e apresenta cerca de 200 peças com uma curadoria inicial que abrange obras de artistas da Região Metropolitana do Recife até o Sertão pernambucano.

Entre as obras, estão mestres como Nicola (Jaboatão dos Guararapes), Luiz Antônio (Caruaru), Cida Lima e Neguinha (Belo Jardim); Fida (Garanhuns), Luiz Benício (Buíque), Bezinho Kambiwá (Ibimirim), Marcos (Sertânia), Irineu do Mestre (Salgueiro) e Mazinho (Lagoa Grande).

Outros que também têm seus trabalhos expostos e comercializados pela loja do IPPB, são as artesãs, artesãos e associações como Alcione Freitas (Paulista), que trabalha com papel machê e papietagem, Ana Santiago (Recife), Edjane Cabral (Paudalho) e Bonecos de Pilão (Tracunhaém), da cerâmica contemporânea, Francisca Xukuru (Pesqueira), da renda renascença; Bacaro Borges e Pablo Borges (Bezerros), herdeiros da xilogravura de J. Borges; Tapeçaria Timbi (Camaragibe) e Associação de Tapeceiras de Lagoa do Carro.

Oficialmente, a loja abre ao público neste sábado (26), data em que a instituição comemora três anos de fundação e realiza o 1º Festival de Verão no Porto, que promoverá música e gastronomia pernambucanas, além do artesanato.

A iniciativa partiu do Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico (Adepe) em parceria com o IPPB, com o objetivo de promover a exportação das produções artesanais para o mercado europeu. 

“Esta inauguração é um marco de uma política pública consolidada, que enxerga na economia criativa uma estratégia de valorização da identidade cultural do nosso povo e também de desenvolvimento sustentável. Pernambuco chega à Europa com histórias e saberes, tradição e inovação, mostrando que respeita o fazer artesanal e que acredita no potencial da cultura como vetor econômico”, detalhou Ana Luiza Ferreira, diretora-presidente da Adepe.

Iniciadas em 2003, as lojas do Artesanato de Pernambuco começaram em Bezerros, no Agreste, com a inauguração do Centro. Além do município, as unidades estão presentes no Recife, com o Centro do Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife e no Shopping Tacaruna. 

Na Região Metropolitana do Recife, o Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, também conta com os produtos do projeto.

Para Camila Bandeira, diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe, “as lojas são uma importante vitrine e canal de vendas para as artesãs e os artesãos”.

“Contar com uma loja na Europa é ampliar essa exposição e a geração de renda. Também é importante dizer que, sendo uma política pública de fomento ao artesanato, as lojas comercializam cada peça pelo valor atribuído pelo artesão. Quando ocorre a venda, ele recebe a exata quantia que indicou no ato de consignação”, explicou.

A inauguração em Porto ainda fortalece o elo cultural entre Brasil e Portugal e difunde os produtos produzidos pelos artistas pernambucanos.

Produtos produzidos por artistas do estado serão expostos na loja do Artesanato de Pernambuco, que fica dentro do Instituto Pernambuco-Porto Brasil, em Porto, Portugal. Foto: Gabriel Salles / Divulgação

“Através da loja, a comunidade local e turistas terão a oportunidade de levar para casa a força e a beleza do artesanato de Pernambuco, que carrega histórias e tradições”, destacou o presidente do Instituto, Zeferino Ferreira da Costa.

SERVIÇO
Loja do Artesanato de Pernambuco no Instituto Pernambuco-Porto Brasil

Quando: abre para o público a partir deste sábado (26)
Onde: Rua das Estrelas, 143, Campo Alegre – Porto/PT. C.P. 4150-762
Contatos: +351 226 008 224 / +55 41 99674-0243
Mais informações: pelo Instagram @institutopernambucoporto

Com informações da assessoria

Veja também

Newsletter