Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TELEVISÃO

Viúva do criador de 'Chaves' quebra silêncio sobre apagão da série na TV: 'Não fui eu que disse não'

Florinda Meza, que interpretava a personagem Dona Florinda, trava disputa nos bastidores com os filhos de Bolaños

Florinda MezaFlorinda Meza - Foto: Divulgação/SBT

A atriz Florinda Meza, famosa no Brasil por interpretar a personagem Dona Florinda no seriado "Chaves", quebrou o silêncio sobre o sumiço do programa na televisão e no streaming, no mundo todo, desde 2020. Meza é viúva de Roberto Gomez Bolaños, a cabeça por trás do universo de "Chaves", de "Chapolin Colorado" e de outros programas que fizeram estrondoso sucesso no México e em toda a América Latina. Nesta terça-feira (10), ela postou um vídeo no YouTube onde dá uma declaração sobre o "apagão" das séries no mundo todo.

Entenda o caso

Desde 31 de julho de 2020, não é possível assistir a nenhum episódio de "Chaves" ou de "Chapolin", seja na televisão, no streaming ou no YouTube. O motivo é uma disputa entre a emissora mexicana Televisa, dona das fitas dos episódios, e o Grupo Chespirito, comandado por Roberto Gómez Fernández, que detém os direitos autorais da obra. Fernández, que é filho de Roberto Gomez Bolaños, ainda não teria chegado a um acordo com a Televisa.

O fato é que Florinda Meza, de alguma maneira, se julga peça importante no tabuleiro das negociações. No ano passado, ela foi ao Twitter lamentar a ausência dos seriados na televisão e sua postagem gerarou repercussão entre os fãs das séries. "Meu coração está triste, porque a série do "Chaves" não é exibida nas TVs do mundo, tão necessitadas de risos e alegrias", escreveu a atriz. O post gerou 22 mil curtidas e muitos comentários. Um, mais provocativo, dizia que ela "quer dinheiro". Meza rebateu: "Ao contrário, estou gastando meu dinheiro em uma batalha legal para que se respeite a vontade de meu Rober e os programas voltem às telas".

Em entrevista ao GLOBO, no ano passado, Roberto Gómez Fernández afirmou que, "felizmente", havia "uma vontade de ambos os lados para chegar a um acordo", se referindo ao Grupo Chespirito e à Televisa. Mas reforçou as diferenças que ainda existiam:

"Minha família e eu simplesmente não concordamos com a Televisa na questão dos direitos de transmissão dos programas. Como qualquer negociação, cada parte tem uma posição diferente", disse o herdeiro de Bolaños.

Quando questionado sobre qual "batalha judicial" sua ex-madrasta se referia, Roberto Fernádez foi sucinto: "Eu ignoro". O executivo disse que Meza não participa e nunca participou das negociações com a Televisa e que sua relação com a atriz não era "muito próxima".

O climão entre Florinda Meza e os seis filhos de Roberto Bolaños, frutos de seu primeiro casamento, não é novidade. As tensões se arrastam desde que Bolaños se separou de Graciela Fernández, em 1977, para assumir um romance com Florinda, levantando rumores de que eles já se relacionavam às escondidas.

Veja também

Newsletter