Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Meio Ambiente

Cabanga promove 2ª edição da Regata do Meio Ambiente neste domingo (8)

Com foco na sustentabilidade, o vencedor da prova será quem recolher mais lixo das águas

Cabanga promove 2ª edição da Regata do Meio Ambiente neste domingo (8)Cabanga promove 2ª edição da Regata do Meio Ambiente neste domingo (8) - Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Arquivo Cabanga

O Cabanga Iate Clube de Pernambuco promove, neste domingo (8), a segunda edição da Regata Cabanga do Meio Ambiente.

A largada da prova acontece às 13h30, na sede do clube, localizada  no bairro do Cabanga, área central do Recife.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cabanga Iate Clube de PE (@cabangaiateclube)


 

A ação, do Cabanga e do Instituto Cabanga de Responsabilidade Social, faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente do clube, e traz uma proposta inovadora: na regata, vence quem recolher mais lixo das águas, não quem cruzar primeiro a linha de chegada.
 
Neste ano, a disputa será aberta para embarcações das classes Snipe, ILCA e Optimist, fortalecendo ainda mais o envolvimento de atletas de diferentes faixas etárias e níveis de experiência. Cada embarcação estará com dois velejadores a bordo. 

Estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Santa Maria Mazzarello, na Várzea, estarão acompanhando a ação. 

Esporte em prol da natureza
A dinâmica da prova é simples e impactante: os velejadores terão 1h30 para coletar o maior peso possível de lixo flutuante nas águas das Bacias do Pina e do Cabanga. Ao fim do tempo estipulado, todo o material será depositado no píer flutuante do clube, onde passará por uma pesagem oficial.
 
Para garantir a segurança e o sucesso da ação, a organização disponibilizará os equipamentos de proteção e estruturas adequadas para a coleta. O percurso será livre, mas com delimitações para manter a ordem e facilitar o monitoramento.
 
Além do espírito esportivo, a iniciativa proporciona um verdadeiro “respiro” para o ecossistema da região — unindo lazer, educação ambiental e responsabilidade social.
 
Continuidade de um projeto premiado
A Regata é uma das ações do tradicional Projeto Mão no Mangue, iniciado em 2015 pelo Cabanga, que já retirou mais de 230 toneladas de resíduos sólidos das áreas costeiras e da dársena do clube. 

O compromisso ambiental do Cabanga é reconhecido pelas certificações internacionais ISO 14001, de gestão ambiental, e ISO 9001, de qualidade — ambas conquistadas em 2019.
 
A primeira edição da Regata, em 2024, reuniu 10 barcos e 19 velejadores, que coletaram mais de 100 quilos de resíduos em apenas uma hora de ação. O resultado chamou atenção para a urgência da preservação e se tornou um marco ambiental para o clube.
 
Mais do que competição, um legado
O evento envolve velejadores de todas as idades e classes, além de familiares e associados do clube, promovendo uma cultura de cuidado com o meio ambiente e valorização das águas onde todos velejam.

“A gente vive na Bacia do Pina, nossos atletas velejam aqui todos os dias, e temos que valorizar esse ambiente. Todos nós podemos preservar e ajudar na limpeza da natureza”, destacou o comodoro do Cabanga, Altair Júnior. 

A II Regata do Meio Ambiente é promovida pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, com apoio de patrocinadores e parceiros da comunidade náutica, como a Federação Pernambucana de Vela (FPVela) e a Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano (Frevo), reforçando o papel do esporte como agente de transformação socioambiental.
 
Serviço
II Regata Cabanga do Meio Ambiente
Data: 08 de junho de 2025 (sábado)
Horário: 13h30
Local: Bacia do Pina – Cabanga Iate Clube de Pernambuco
Classes: Snipe, ILCA e Optimist
Evento faz parte da Semana do Meio Ambiente do Cabanga (05 a 09 de junho)
 

Veja também

Newsletter