Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Futebol

Com segunda pior sequência na reta final da Série D, Santa busca reação diante do Sergipe

Tricolor teve apenas uma vitória nos últimos cinco jogos da etapa de grupos e perdeu na ida da segunda fase para os sergipanos

Marcelo Cabo, técnico do Santa CruzMarcelo Cabo, técnico do Santa Cruz - Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

Ainda que classificado sem sustos para o mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz teve, no recorte dos últimos cinco jogos da etapa de grupos, o segundo pior desempenho entre os 32 clubes que passaram para a segunda fase, além de ter perdido no duelo de ida, por 2x1, para o Sergipe, fora de casa. Desempenho que liga o alerta no Arruda.

 

Até a nona rodada, o Santa Cruz era o líder do Grupo A3, com 18 pontos. Tinha sete vitórias, um empate e uma derrota. Na ocasião, sonhava em ter o melhor desempenho entre todos os 64 participantes do campeonato. Mas, nas últimas cinco rodadas, o aproveitamento despencou.

O Santa somou apenas cinco dos 15 pontos possíveis. Tudo começou com uma derrota por 1x0 em casa para o Central. Depois, dois empates com América-RN (0x0) e Santa Cruz-RN (1x1). Em seguida, novo tropeço, agora por 2x0, perante o Horizonte.

A única vitória do Santa no período foi na rodada final, por 3x0, contra o Treze, que já entrou em campo sem chances de classificação ao mata-mata. O Tricolor fechou a etapa em terceiro na chave.

Considerando o desempenho de todos os clubes classificados, o Santa Cruz só teve aproveitamento superior ao do Joinville. Nos últimos cinco jogos, a equipe catarinense fez apenas dois pontos. Foram dois empates com Marcílio Dias (1x1) e Azuriz (0x0) e derrotas para Barra-SC, São José e Guarany de Bagé. O clube terminou em terceiro no Grupo A8.

Mata-mata

Na segunda fase, o Santa também manteve o desempenho aquém do ideal e foi derrotado para o Sergipe, por 2x1. O duelo da volta será sábado, na Arena de Pernambuco. Para avançar diretamente, o Tricolor precisa vencer por no mínimo dois gols de diferença. Se ganhar por apenas um, o confronto será definido nas penalidades. Qualquer outro resultado elimina a Cobra Coral.

"Somos fortes em casa e seremos assim no próximo fim de semana. Teremos um jogo de imposição, contundência, muito organizado e equilibrado”, afirmou o técnico Marcelo Cabo.

Para o confronto, Cabo terá a volta do meia Renato, ausência em Aracaju por suspensão, e pode promover a estreia do atacante Ariel Nahuelpán, que ficou fora da última partida por dores na panturrilha.

Central

Quem também define seu futuro na Série D no fim de semana é o Central. A Patativa enfrenta o Lagarto, domingo (10), às 16h, no Barretão. Na ida, os caruaruenses venceram por 1x0 e precisam apenas de um empate para avançarem para as oitavas de final. 

Veja também

Newsletter