Igreja da Madre de Deus realiza missa de ação de graças e procissão pela canonização de Carlo Acutis
Celebrada às 11h deste domingo, missa será presidida pelo arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, seguida de procissão até capela em homenagem a Acutis
Acontece neste domingo (7) a canonização do beato italiano Carlo Acutis, no Vaticano, em celebração que será presidida pelo papa Leão XIV. Conhecido como o "influencer de Deus", o jovem que morreu em 2006, aos 15 anos, se tornará o primeiro santo da geração millennial, tendo dois milagres reconhecidos pela Igreja.
No Recife, a Igreja Madre de Deus, que desde 2021 é guardiã das relíquias de primeiro grau (fios de cabelo) de Acutis, realizará uma Santa Missa em ação de graças pela canonização do italiano, às 11h, seguida de procissão com a imagem do novo santo até a capela que será inaugurada, consagrada e dedicada a Acutis. A missa será presidida pelo arcebispo emérito de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido.
A cerimônia será transmitida ao vivo pelo Vatican News e no canal da Igreja Madre de Deus no Youtube, a partir das 5h (horário de Brasília).
Leia também
• Papa Leão XIV canoniza Carlo Acutis, o 'influencer de Deus', neste domingo (7)
• Santo da Internet? Carlo Acutis e o poder de evangelizar on-line
• Quem foi Carlo Acutis, que será canonizado neste mês e teve supostas relíquias vendidas na internet
"A canonização é um processo que a Igreja Católica implementa sob aquelas pessoas que tiveram um estilo de vida diferenciado, que viveram nesse mundo, mas viveram as virtudes do Evangelho, os ensinamentos de Jesus, que é o caso do nosso Beato Carlo Acutis. Mesmo tão jovem, tinha um amor tão apaixonado por Deus. Canonizando-o, tornando-o santo, ele se torna um exemplo para nós, um testemunho vivo de alguém que viveu no nosso milênio, bem perto de nós", explica padre Damião Silva, pároco da Igreja Madre de Deus.
Padre Damião Silva, pároco da Igreja Madre de Deus, com a imagem de Carlo Acutis. Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco.
Apesar do altar de 1620, a capela do "Santo da Internet", como está sendo chamado, foi desenvolvida a partir de conceitos modernos, para combinar com Carlos Acutis.
"Com a chegada da relíquia, foi preparada uma mini capela. Agora, por se tornar santo, ele poderá ser representado, além do quadro, por uma imagem de um metro e vinte que ocupará o altar da capela que está sendo construída. Essa capela será consagrada, dedicada a Carlo Acutis, como espaço de acolhida, de oração. Então, a igreja continua sendo a Madre de Deus, mas dedicaremos essa outra capela a este santo moderno, jovem, que sem dúvida alguma vai atrair muitos jovens ao coração de Jesus, ao coração de Deus", afirmou o padre.
"Essa capela era corredor lateral da igreja, aí nós transformamos esse corredor em um espaço de oração. Fizemos as paredes, a adequação do altar, que tinha outras imagens, e vamos dedicar esse altar somente para a imagem de Carlo. Futuramente, vamos pensar em uma imagem de Nossa Senhora, já que ele era tão devoto", completou.
A capela estará aberta ao público de segunda à sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Aos domingos, antes da missa das 11h, a capela também ficará aberta para visitação e oração.
"Gostaria de fazer uma convocação para que os jovens visitem a capela, façam momentos fortes de oração, até de vigílias. O Recife Antigo, que é um espaço tão visitado, tão ocupado pela juventude, que vem para shows, feiras, visitam outros lugares... A igreja também quer abrir as portas para que os jovens tenham essa oportunidade de ali exercer a fé, os momentos de oração, de agradecimento, de pedidos a Deus pela intercessão de Carlos Acútis", concluiu Padre Damião.
Carlo Acutis
Nascido em 3 de maio de 1991, em Londres, na Inglaterra, Carlo faleceu aos 15 anos de leucemia e deve se tornar o primeiro santo millenial da Igreja Católica.
Acutis cresceu em Milão, na Itália, e desde muito cedo demonstrou uma profunda fé e um amor especial por Jesus na Eucaristia. Aos sete anos, fez a Primeira Comunhão e, desde então, passou a participar diariamente de missas e da adoração eucarística.
Talentoso e apaixonado por tecnologia, Carlo usou suas habilidades para evangelizar na internet, criando um site dedicado aos milagres eucarísticos ao redor do mundo. Seu objetivo era simples e profundo: fortalecer a fé das pessoas na presença real de Jesus na Eucaristia. Por isso, hoje é conhecido como padroeiro da internet.
Mesmo com tantos dons espirituais, Carlo era um jovem como qualquer outro, gostava de jogar futebol, videogame e sair com os amigos, mas havia algo que o tornava diferente: Deus sempre vinha em primeiro lugar.
Inspiração
Sua fé era vivida com alegria, caridade e generosidade, especialmente com os mais pobres e os que sofriam. Em outubro de 2006, Carlo foi diagnosticado com uma leucemia agressiva. Enfrentou a doença com coragem admirável, oferecendo tudo “por Deus, pelo Papa e pela Igreja”. Faleceu no dia 12 de outubro de 2006, com apenas 15 anos, deixando um testemunho que continua a transformar corações em todo o mundo.
O testemunho de Carlo Acutis tem inspirado milhares de pessoas ao redor do mundo, especialmente os jovens, ao mostrar que a santidade é possível mesmo nos dias de hoje. Em 2020, foi beatificado em Assis, cidade de São Francisco, por quem ele tinha grande devoção, tornando-se o primeiro "millennial” - que cresceu na virada do milênio - a receber esse reconhecimento da Igreja.
A beatificação foi concedida após o reconhecimento de dois milagres: a cura de uma criança no Brasil, que tocou em sua relíquia, e a cura de uma jovem da Costa Rica, que se recuperou milagrosamente depois que a sua mãe rezou no túmulo de Carlo, dias após um grave acidente.
Fiel da Igreja Madre de Deus, a neuropsicopedagoga Amélia Ferrão, de 62 anos, conta que já é devota do "santo da tecnologia" após alcançar uma graça para o filho Emmanuel Ferrão, de 28 anos, no ano passado.
A neuropsicopedagoga Amélia Ferrão, de 62 anos, e o filho Emmanuel Ferrão, de 28 anos. Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco."Eu fiz uma promessa a Carlos Acutis no ano passado, logo quando veio a relíquia pra Igreja, pedindo para que auxiliasse o meu filho, que está em transição de carreira, a conseguir um estágio na aréa de tecnologia, e ele conseguiu no ano passado. Então eu venho aqui justamente para agradecer, trouxe um ramalhete de flores no mês passado e sempre estou aqui pedindo a ele proteção. Virei todos os dias do tríduo e no dia da canonização", contou Amélia.




