Fiéis sobem o Morro da Conceição para agradecer e pedir graças à santa neste domingo (7)
Evento é marca da cultura religiosa do povo pernambucano
A tradição católica de celebração ao Dia de Nossa Senhora da Conceição, no morro que homenageia a santa, na Zona Norte do Recife, reuniu milhares de fiéis para as comemorações da 121ª edição da Festa do Morro, neste domingo (7).
Ao longo dos anos, a subida ao Morro da Conceição, nos primeiros dias do mês de dezembro, se tornou uma forte manifestação da cultura religiosa do povo pernambucano.
Leia também
• Dia de Nossa Senhora da Conceição: entenda a origem da devoção à santa em Pernambuco
• TI Macaxeira terá operação especial durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição 2026
• Confira o que abre e o que fecha no feriado de Nosa Senhora da Conceição nesta segunda-feira (8)
Nas ladeiras que levam ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição e em seus arredores, ritos de romaria e pagamento de promessas mobiliza fiéis todos os anos, na chamada Festa do Morro, oficialmente promovida no dia 8 de dezembro, mas que leva milhares de pessoas ao morro durante toda a semana que antecede a festividade religiosa.
Neste ano, mais de 2,5 milhões de pessoas são esperadas durante todo o período da Festa do Morro.
"É um momento em que toda a cidade do Recife e todas as cidades do entorno e de outros estados estão vindo para cá. É muito bonito perceber e ver no olhar de cada um a experiências que fazem elas virem aqui para o morro da conceição. As histórias que são contadas, os testemunhos que são ditos aqui", comentou o padre Emerson Borges, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição desde 2023.
"É para engrandecer a nossa fé e renovar a nossa esperança em nossa senhora, nossa mãe querida, a Rainha do Morro da Conceição", completou o religioso, que comandou a missa da manhã deste domingo (7), com a presença do prefeito do Recife, João Campos.
Fé e devoção
No percurso íngreme das ladeiras que levam até o Santuário, muitas histórias de graças recebidas, agradecimentos e esperanças renovada. Rildilene Maria, 58 anos, aposentada, veio de Vitória de Santo Antão agradecer a graça recebida.
"Vim agradecer à Nossa Senhora da Conceição. Passei doente e fui para o médico e nada. Fiz uma promessa [de cura] para a Nossa Senhora da Conceição e hoje estou aqui, andando e caminhando, antes eu não andava. Sou muito devota da santa e hoje estou aqui pagando a minha promessa e muito feliz", disse.
Rildilene Maria, 58 anos, aposentada, veio de Vitória de Santo Antão | Foto: Ricardo Fernandes/Folha de PernambucoSubindo o morro de costas, Marilene França agradece à santa a graça de ter conquistado sua aposentaria. "Consegui uma graça muito grande com minha neta e saiu minha aposentadoria, graças a Deus e à Nossa Senhora Aparecida. Estou muito agradecida", comentou.
Marilene França agradece à santa a graça de ter conquistado sua aposentaria | Foto: Ricardo Fernandes/Folha de PernambucoPagando promessa de subir o morro com um tijolo na cabeça, a agente de saúde Alexsandra Raimunda da Silva, 46 anos, veio de Limoeiro agradecer por uma grande conquista: construir sua casa própria. "Eu queria fazer minha casinha e pedi à santa essa graça e ela me deu. Sou muito agradecida a ela", disse.
Em torno da imagem da Imaculada Conceição, fiés deixam rosas, flores e outras homenagens à Nossa Senhora Imaculada da Conceição.
Alexsandra Raimunda da Silva, 46 anos, veio de Limoeiro agradecer por uma grande conquista: construir sua casa própria. Foto: Ricardo FernandesAté o Dia da Festa do Morro, nesta segunda (8), missas estão sendo celebradas simultâneamente no pátio em frente e no interior da Igreja. O Santuário de Nossa Senhora da Conceição - totalmente reconstruído depois do trágico desabamento do teto que deixou vítimas, em 30 de agosto de 2024 - tem reunido centenas de devotos em celebração à santa.
Economia popular
Com a grande quantidade de pessoas circulando nas ladeiras do Morro da Conceição e no entorno do Santuário, o comércio local tem garantido uma renda extra para muita gente ao longo da última semana. São imagens e fitinhas coloridas em alusão à santa, calendários, velas, flores e toda sorte de produtos religiosos.
Josy Ferreira, 64 anos, comemorou o movimento de fregueses | Foto: Ricardo Fernandes/Folha de PernambucoJosy Ferreira, 64 anos, comemorou o movimento de fregueses. "As vendas estão ótimas, graças a Deus e a Nossa Senhora da Conceição. Vamos fazer com certeza um Natal e um Ano Novo muito feliz, pois nossos artigos estão ótimos e com preços maravilhosos. Também sou devota da santa, pois é através dela que eu consigo tudo", comemorou.
O violinista Max Antônio, 30 anos, nascido na comunidade do Passarinho, na Zona Norte do Recife, aproveitou a grande movimentação de pessoas subindo o morro para apresentar sua arte e recebe incentivo e doações dos fiéis. "Milton Nascimento já dizia: todo artista tem que ir onde o povo está. Eu saí da casa dos meus pais no dia 7 de dezembro e venho aqui como agradecimento a minha autonomia e minha independência através da música", comemorou.
Confira a programação:
Dias 6 e 7/12 - Programação Especial (sábado e domingo)
Santas Missas Extras: 8h, 10h e 15h (Palco)
Dia 8 de dezembro (Imaculada Conceição)
Santa Missa - Palco em frente ao Santuário: 0h / 2h / 4h / 6h / 8h / 10h / 12h /14h
Santa Missa dentro do Santuário: 1h / 3h / 5h / 7h / 9h / 11h / 13h / 15h
















