HSE inicia atendimento odontológico para pacientes internados na instituição
Em parceria com a Uninassau, alunos do décimo período de odontologia realizam consultas nos setores de Clínica Médica, Oncologia e UTI Geral do HSE
Pacientes internados nos setores de Clínica Médica, Oncologia e UTI Geral do Hospital de Servidores do Estado (HSE), na Zona Norte do Recife, começaram a receber atendimento odontológico de alunos do décimo período de odontologia da Uninassau.
A iniciativa é uma parceria entre o HSE e a Uninassau e tem o intuito de ampliar a assistência multiprofissional aos internos, além de reforçar o compromisso com a formação de profissionais qualificados.
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Os atendimentos odontológicos nos leitos do HSE são realizados três vezes por semana, pela manhã e à tarde. Ao todo, 36 estudantes, divididos em grupos de seis, estarão no hospital ao longo do ano.
Durante as ações, os estudantes realizam avaliações das condições de saúde bucal, registram a evolução clínica em prontuário e integram os achados odontológicos ao quadro sistêmico do paciente, além de orientar a equipe multiprofissional sobre cuidados bucais e planejar condutas e encaminhamentos adequados.
De acordo com a cirurgiã-dentista e preceptora da equipe, Jeanne Falcão, a presença dos estudantes contribui não só com a saúde bucal dos enfermos.
“Pacientes hospitalizados, especialmente os com imunidade comprometida, têm maior risco de infecções orais que podem se espalhar pelo corpo. O cuidado odontológico ajuda a reduzir esse risco. Além disso, melhora a mastigação e a deglutição, garantindo melhor ingestão de nutrientes”, disse.
Para os pacientes em tratamento oncológico, o atendimento odontológico é um pré-requisito antes de sessões de quimioterapia e radioterapia.
“Pessoas com câncer são sistematicamente comprometidas, por isso é extremamente importante que passem por uma avaliação odontológica antes do início das sessões, já que os efeitos colaterais das medicações atingem diretamente a boca. A prevenção ajuda a proteger a saúde do paciente, reduzir complicações e melhorar a qualidade de vida durante o tratamento oncológico”, afirmou Jeanne.
A estudante Júlia dos Santos também relatou a experiência com os pacientes, em que o acolhimento e a escuta são essenciais.
“A gente proporciona também um acolhimento, a gente escuta as histórias deles. Enquanto lavava uma prótese de uma senhora ela falou que estava muito feliz com a limpeza dos dentes, porque eles são o cartão postal dela, e que não queria que os médicos a visse sem a prótese. Outra, revelou que estava com sensação de limpeza e frescor na boca”, destacou a aluna.
Com informações da assessoria.

