IFPE abre 310 vagas para especializações gratuitas em EAD; saiba como concorrer
Interessados devem se inscrever até 7 de março
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) está com 310 vagas abertas para especializações Lato Sensu gratuitas na modalidade de Educação a Distância (EaD).
As oportunidades estão distribuídas nos seguintes cursos:
- Gestão na Educação Profissional e Tecnológica (89 vagas);
- Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica (120 vagas);
- Ensino de Ciências “Ciências é 10!” (101 vagas).
Os cursos têm encontros presenciais aos sábados, com previsão de frequência quinzenal, no polo de EaD para o qual o candidato se inscreveu.
Segundo o edital, as especializações estão distribuídas nos polos de apoio das cidades de Jaboatão dos Guararapes, Águas Belas, Carpina, Gravatá, Lajedo, Palmares, Pesqueira, Sertânia, Surubim, Santa Cruz do Capibaribe, Timbaúba e Santana do Ipanema (AL).
Para a especialização em "Gestão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)", poderão participar profissionais portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, preferencialmente aqueles que atuam ou que pretendem atuar em espaços e funções de gestão na EPT pública.
Com relação à "Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica", é preciso ser portador de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, que atuam ou que pretendem atuar na Educação Profissional e Tecnológica.
Já para o "Ensino de Ciências “Ciências é 10!”", poderão ingressar professores graduados, que atuem em diferentes sistemas de ensino, com foco nos que lecionam na área das Ciências da Natureza na Educação Básica.
Leia também
• Fundaj abre inscrições para 645 vagas em cursos gratuitos de curta duração; saiba como participar
• UFPE abre 775 vagas em cinco cursos de pós-graduação na modalidade EAD; saiba como concorrer
• Projeto Connecta+ oferta vagas gratuitas para oficinas de expressão criativa e introdução à robótica
Inscrições
Interessados devem se inscrever até 7 de março, no site de seleções do IFPE. A taxa de inscrição é R$ 20, e a isenção poderá ser solicitada por membros inscritos no CadÚnico e de família de baixa renda até esta sexta-feira (21), também no site do IFPE.
Seleção
O processo seletivo ocorrerá por meio da análise curricular, que levará em conta a formação acadêmica, experiência profissional, participação em eventos acadêmicos e voluntariado.
Os candidatos serão classificados segundo a seguinte prioridade:
- Professor em efetivo exercício na educação básica;
- Gestores e demais profissionais da educação básica;
- Demais públicos participantes.
As qualificações, que possuem duração de 18 meses, são ofertadas por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).
O resultado final está previsto para ser divulgado em 24 de março.

