Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Crime ambiental

Irmãos são detidos pela PRF ao transportar mais de 400 pássaros silvestres no Agreste de Pernambuco

Aves haviam saído da cidade de Jequié, na Bahia, em direção a Caruaru, no Agreste

Aves estavam no porta-malas e o banco de trás do veículoAves estavam no porta-malas e o banco de trás do veículo - Foto: PRF/Divulgação

Dois irmãos foram detidos ao transportar 465 pássaros silvestres na BR-424, em Venturosa, no Agreste de Pernambuco. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (12). 

Os suspeitos, de 39 e 49 anos, foram abordados durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na via.

As aves haviam saído da cidade de Jequié, na Bahia, em direção a Caruaru, também no Agreste, cidades 914 quilômetros distantes uma da outra.

De acordo com a corporação, policiais do Grupo de Enfrentamento aos Crimes Ambientais da PRF abordaram um carro ocupado pelos dois homens.

Ao verificar o porta-malas e o banco de trás do veículo, foram encontradas 23 gaiolas com cerca de 300 pássaros da espécie papa-capim, além de 150 canários-da-terra, dez trinca-ferros e cinco azulões. 

A PRF informou que as aves estavam em gaiolas apertadas e algumas perderam a vida durante a viagem.

Os irmãos já haviam sido detidos outras vezes pela PRF pelo mesmo crime ambiental nas cidades baianas de Jeremoabo e Jequié.

A dupla foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Arcoverde, no Sertão do estado, e poderá responder por maus-tratos, receptação, associação criminosa e crime ambiental.

"O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) foram acionados, para receber as aves e emitir autuações", afirmou a PRF.

 

Veja também

Newsletter