Governo de Pernambuco inicia mutirão de limpeza do Rio Beberibe nesta segunda (19)
A ação, que acontece em Olinda e no Recife, tem como objetivo garantir o fluxo regular das águas e prevenir alagamentos durante o período chuvoso
O Governo de Pernambuco, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), inicia, nesta segunda-feira (19), a partir de 10h, uma operação de limpeza e desobstrução do Rio Beberibe, em Olinda e no Recife, um dos principais cursos d’água da Região Metropolitana.
A ação tem como objetivo garantir o fluxo regular das águas e prevenir alagamentos durante o período chuvoso.
Leia também
• Abastecimento de água segue irregular em localidades da RMR; confira lista
• Chuvas: alerta da Apac segue nesta segunda; Mata Sul tem maiores acumulados e aviso de inundação
• Governadora Raquel Lyra acompanha monitoramento das chuvas e comanda reunião com secretários
Serão colocadas máquinas para limpeza em três pontos do rio: na divisa entre o Recife e Olinda (na altura da Avenida Presidente Kennedy com a Avenida Perimetral), no bairro de Peixinhos e em Caixa d'Água, Olinda.
Em um dos trechos que será limpo, o Governo de Pernambuco já publicou o edital para a contratação de uma empresa de consultoria de engenharia, que será responsável pela atualização do projeto de dragagem e desassoreamento do Rio Beberibe.
“A gente dá início à ação para atender as famílias mais vulneráveis no trecho do rio em Olinda, mas vai beneficiar tanto o Recife quanto Olinda ao dar maior vazão ao fluxo de água”, destacou a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.
O processo de dragagem do Rio Beberibe, a ser licitado em junho, será totalmente financiado com recursos do estado, em um montante previsto de R$ 130 milhões, como uma das contrapartidas do programa Periferia Viva, do governo federal, que vai trazer mais de R$ 353 milhões em obras para Pernambuco.
A dragagem do Rio Beberibe, que será iniciada em Peixinhos e segue até a foz, consiste na remoção de sedimentos acumulados no leito do rio, essencial para o controle de enchentes, melhoria da qualidade da água e preservação ambiental. A urbanização complementa o trabalho de infraestrutura ao garantir melhorias nas margens e no entorno da área que sofre com constantes alagamentos.

