Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco

Santuário de Nossa Senhora da Conceição é reaberto após nove meses

Celebração aconteceu na noite desta terça-feira (20)

Missa de reabertura do Santuário, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, teve presenças da governadora Raquel Lyra e do prefeito do Recife, João Campos, entre outras autoridadesMissa de reabertura do Santuário, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, teve presenças da governadora Raquel Lyra e do prefeito do Recife, João Campos, entre outras autoridades - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Em uma noite de terça-feira (20) nublada, mas sob chuvas de graças, o Santuário Nossa Senhora da Conceição, sediado na Zona Norte do Recife, foi reinaugurado. Após quase nove meses afastados, os devotos puderam, enfim, adentrar o templo religioso.

O santuário estava interditado devido ao desabamento de parte do teto, em 30 de agosto passado, atingindo 27 assistidos pela Pastoral Social do templo, que aguardavam as cestas básicas doadas mensalmente. No desabamento, morreram Maria da Conceição de França Pinto, de 68 anos, e António José Soares, de 54 anos. 

Presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, a celebração de reinauguração também contou com a presença dos arcebispos eméritos dom Fernando Saburido e dom Luiz Gonzaga Pepeu; dos bispos auxiliares dom Nereudo Freire e dom Josivaldo Bezerra; além do reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Padre Emerson Borges. 

"A gestação de uma vida é de mais ou menos nove meses. Vivemos as dores de duas pessoas e de 25 feridos, e o Santuário com o teto destruído", relembrou o arcebispo. 

"Agora, com a unidade do povo e dos poderes municipal e estadual, recebemos de volta nosso Santuário, que é um símbolo de fé, mas também de cultura de unidade, um símbolo profundo da fé do povo de Recife, do estado de Pernambuco e de todos os devotos de Nossa Senhora da Conceição. Somos profundamente gratos a Deus e todos que atuaram para que essa Igreja fosse devolvida integralmente", agradeceu. 

Celebração da reabertura do Santuário de Nossa Senhora da Conceição foi presidida por dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e RecifeCelebração da reabertura do Santuário de Nossa Senhora da Conceição foi presidida por dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco 

 Ritos
Ao longo da celebração, dom Paulo Jackson realizou o Rito da Dedicação da Igreja e a benção do novo altar. 

As paredes de vidro do Santuário foram aspergidas com água benta, dedicando todo o espaço litúrgico. Os fiéis que estiveram presentes também foram abençoados. 

Recebendo o óleo da Crisma, dom Paulo ungiu o novo altar do templo. Em seguida, fez a incensação do local. 

Investimento 
Por parte do Governo de Pernambuco, o investimento no restauro do Santuário foi superior a R$ 5 milhões. A governadora Raquel Lyra esteve presente para a entrega da obra e discursou sobre os desafios do empreendimento. 

"Hoje é uma noite da celebração da nossa fé, que mostra que a união, o trabalho e o amor são capazes de superar qualquer desafio. Aqui estamos celebrando memórias, de Dona Maria e Seu Antônio (vítimas do acidente)", destacou.

"Não se trata de pedra e cal, aqui foi uma comunidade que veio construir o altar, aqui a luz se tornou a alegria e esperança que move o povo de Pernambuco e é essa fé que nos faz acordar cedo e dormir tarde para fazer o bem", discursou. 

Governador do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra Governador do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra  - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco 

Por sua vez, o prefeito do Recife, João Campos, fez questão de ressaltar o trabalho conjunto que propiciou a reabertura, além de anunciar o restauro da imagem da santa. 

"É necessário ressaltar a força do povo do Morro da Conceição, depois o esforço conjunto da comunidade, da igreja, governo estadual, prefeitura, para viabilizar essa reforma, cada um contribuindo da sua forma", ressaltou.

"Aqui também tem o nosso compromisso, que a partir de junho vamos começar o restauro da imagem de Nossa Senhora, além de melhorias no entorno (do Santuário), que é uma rotina sempre trabalhada pela prefeitura", disse.

Prefeito do Recife, João Campos Prefeito do Recife, João Campos  - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Comunidade 

Paroquiana do Morro da Conceição, Maria Eduarda falou sobre o sentimento da comunidade ao presenciar a reabertura da Igreja do Morro. 

"Vi esse lugar se tornar refúgio, consolo, força e fé para tantas famílias, inclusive a minha. Em 30 de agosto de 2024, o chão da nossa fé tremeu. A dor do desabamento não foi somente física, ela nos feriu por dentro. Perder irmãos, ver o nosso Santuário ruir foi como sentir o coração da comunidade se partir", começou.

"Mas até na dor a fé nos sustentou. Hoje, esse altar consagrado nos chama para um novo tempo, não só como espaço restaurado, mas como símbolo da nossa resiliência, unidade e capacidade de levantar", discursou a paroquiana.

Maria Eduarda, paroquiana do Morro da Conceição Maria Eduarda, paroquiana do Morro da Conceição - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco 

O reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Emerson Borges, falou sobre os nove meses em que o espaço esteve em reforma. "Cada etapa concluída, cada detalhe executado com cuidado e dedicação reflete o comprometimento e esforço de cada um de nós. A conclusão dessa obra representa mais que a finalização de um projeto, é a concretização do povo de Deus, dos devotos de Nossa Senhora", afirmou.  

Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Pe. Emerson Borges Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Pe. Emerson Borges - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco 

Veja também

Newsletter