Pernambuco recebe primeira fase da Olimpíada Brasileira de Robótica nesta quinta (26)
Competição acontece na Escola Técnica Estadual José Alencar Gomes da Silva, no bairro do Janga, em Paulista (RMR)
O município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), recebe, nesta quinta (26) e sexta-feiras (27), a primeira etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
Consolidada há mais de 10 anos no estado, a OBR reúne estudantes do ensino fundamental, médio e técnico em uma grande celebração do conhecimento, da inovação e da criatividade.
O evento tem como missão democratizar o acesso à robótica, estimular o interesse pela ciência e engenharias e formar jovens talentos para os desafios do futuro.
Leia também
• Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, Mateus Santos e Juarez embalam São João de Caruaru
• Imip promove festa de São João no Bairro do Recife nesta sexta (27)
• Estudantes pernambucanos vão representar o Brasil em competições de robótica nos EUA e na Holanda
A programação da Olimpíada Brasileira de Robótica acontece a partir das 8h, na Escola Técnica Estadual José Alencar Gomes da Silva, localizada na Rua Rivadávia Miranda de Souza, 170, no bairro do Janga, em Paulista. A OBR tem entrada gratuita e é aberta ao público.
A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas circulem pelo evento, incluindo familiares, educadores, patrocinadores e visitantes.
Olimpíada Brasileira de Robótica
A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Robótica é voltada para escolas estaduais, com competições nos níveis 1 (do primeiro ao oitavo ano do Ensino Fundamental) e 2 (do oitavo e nono ano do Fundamental, Ensino Médio e/ou Técnico).
Neste ano, mais de 1.000 competidores participam das disputas em duas modalidades: Robótica de Resgate, na qual os estudantes constroem robôs autônomos capazes de salvar vítimas em ambientes simulados de desastre; e Robótica Artística, que desafia os participantes a criarem apresentações artísticas com o uso de robôs, como dança, teatro, mágica e shows de comédia.
Vale destacar que a OBR não é apenas uma competição. É um espaço de aprendizado, troca de experiências e inspiração, onde jovens desenvolvem habilidades como raciocínio lógico, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Os destaques da etapa regional avançam para a fase Estadual, podendo também competir na etapa Nacional. No caso do Nível 2 (estudantes do ensino médio e técnico), há ainda a possibilidade de classificação para a etapa mundial.
Em agosto, ocorre a 2ª etapa regional, destinada às escolas municipais e particulares de Pernambuco, reforçando o compromisso da OBR em aproximar a tecnologia do cotidiano escolar e ampliar o acesso ao universo da robótica.

