"Passando do limite", diz vereador de Salgueiro sobre número de cuidadores de crianças atípicas
Em sessão na Câmara municipal, parlamentar criticou quantidade de profissionais e estagiários na rede de ensino
O vereador Pitel Filho (MDB) criticou a quantidade de cuidadores de crianças atípicas em escolas do município de Salgueiro, localizado no Sertão de Pernambuco. A fala foi feita durante sessão ordinária da Câmara dos Vereadores nessa quarta-feira (4).
O parlamentar disse que a quantidade de profissionais "já está passando do limite" e que seria necessária uma fiscalização no quadro.
"Está em tempo da gente fazer uma fiscalização e olhar se realmente esse pessoal estão merecendo esses cuidadores, porque quase 500 cuidadores em um município desse tamanho, eu acho que já está passando do limite".
A fala de Pitel Filho aconteceu após o vereador Michelzinho (PSD) afirmar na reunião que houve aumento de profissionais e crianças com laudos para transtornos de neurodesenvolvimento.
Segundo Michelzinho, em dezembro, após uma demissão em massa, o número de cuidadores caiu para 173. Atualmente, há 418, entre cuidadores e estagiários.
"Já com relação aos alunos laudados, isso na rede pública, 532 havia na gestão anterior. Hoje nós temos 668. Passaram de 150, aproximadamente 150 alunos a mais laudados. E essa fila está ultrapassando os mil porque em cinco meses aí 150 já foram laudos, muito mais está andando”, disse Michelzinho.
Leia também
• Hospital da Criança do Recife será o primeiro do Nordeste com Centro TEA com equoterapia
• Governo de Pernambuco transfere ponto facultativo de Corpus Christi para véspera de São João
• Correios passam a entregar carteira de identificação para pessoas com TEA no Interior de Pernambuco
Na sequência da fala de Michelzinho, Pitel Filho disse que, se a situação seguir dessa forma, "daqui a pouco vai ter mais cuidador do que aluno".
“Eu acho que agora é hora de dar uma analisada e fiscalizar o que realmente está acontecendo. Será se esses laudos realmente são corretos? Será se não são duvidosos?”, afirmou o vereador.
️ "Passando do limite", diz vereador de Salgueiro sobre número de cuidadores de crianças atípicas - https://t.co/KwoBaVOvQu pic.twitter.com/8H6AC0PIvm
— Folha de Pernambuco (@folhape) June 5, 2025
Pitel também é segundo vice-presidente da Câmara de Salgueiro e é aliado ao governo municipal. Para ele, a quantidade de cuidadores nas escolas municipais pode terminar "quebrando a prefeitura".
"As mães estão se precipitando um pouco, elas devem analisar essa situação direito. Antigamente, não era dessa forma, não funcionava dessa forma. Agora assim, é só chegar com o laudo, já é um cuidador", completou, dizendo ainda que viu uma situação de uma mãe que pedia dois cuidadores para um único aluno da rede.
Ex-jogador do Salgueiro Atlético Clube, Marcos Tamandaré usou seu perfil no Instagram para criticar a fala do vereador Pitel Filho. Pai de uma menina diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o ex-atleta defendeu a importância dos cuidadores.
"Você não sabe, vereador, como é importante esse profissional para que ela se desenvolva. Só eu e a mãe sabemos o quanto ela desenvolveu com esse profissional do lado. Esse profissional é muito importante na vida dessas crianças", disse Tamandaré.
Assista:
Vereador pediu desculpas
Em comunicado nas redes sociais, após a repercussão negativa de sua fala, o vereador Pitel Filho divulgou nota, onde afirmou esclarecer seu "sincero pedido de desculpas à comunidade salgueirense, especialmente às famílias de crianças atípicas". Leia a íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO E PEDIDO DE DESCULPAS
Venho, por meio desta nota pública, prestar esclarecimentos e expressar meu sincero pedido de desculpas à comunidade salgueirense, especialmente às famílias de crianças atípicas de nosso município.
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Salgueiro, de modo inoportuno, desarrazoado e desagregador, proferi severas críticas ao modelo atualmente adotado na questão do quantitativo de profissionais que prestam suporte às crianças atípicas em nosso município.
Reconheço que agi de forma precipitada, desconhecendo a realidade cristalina dessas famílias e sem considerar adequadamente os aspectos clínicos e profissionais envolvidos, tanto no que se refere ao trabalho dos médicos responsáveis pelos diagnósticos quanto dos profissionais especializados que atuam nas terapias.
Compreendo o peso de minhas palavras e o impacto negativo causado às famílias que já enfrentam desafios diários no cuidado e na busca por apoio adequado para seus filhos. Essas famílias merecem todo o nosso respeito, apoio e compreensão, jamais questionamentos infundados sobre os cuidados que seus filhos necessitam.
Como representante eleito do povo salgueirense, assumo integralmente a responsabilidade por minhas declarações inadequadas, comprometendo-me buscar maior conhecimento sobre o tema, além de dialogar diretamente com as famílias atípicas, profissionais da área e gestores municipais para compreender melhor a realidade local.
Ademais, nosso mandato continuará trabalhando de forma construtiva para contribuir com políticas públicas que efetivamente beneficiem esse público, exercendo ainda mais nosso mandato com maior responsabilidade e sensibilidade social.
Peço sinceras desculpas às famílias das crianças atingidas, aos profissionais da área de saúde e educação especial, e a toda a comunidade salgueirense pelo constrangimento causado.
Reafirmo meu compromisso de representar com dignidade e responsabilidade os interesses de todos os cidadãos de Salgueiro, especialmente daqueles que mais necessitam de apoio e compreensão.
Vereador Pitel Filho

