Chuvas no Grande Recife: Corpo de Bombeiros realiza 356 resgates; 36 foram de crianças
De acordo com a governadora Raquel Lyra, a situação está sendo acompanhada de perto pela gestão estadual
As fortes chuvas que atingiram o estado de Pernambuco levaram o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMPE) a atuar em 356 resgates. O balanço divulgado nesta quinta-feira (6) traz uma dimensão do impacto das inundações no Grande Recife, uma das regiões mais atingidas pelas precipitações.
Até a manhã desta quinta, os Bombeiros atuaram no resgate de 317 adultos e 36 crianças, além de três animais.
Leia também
• Dom Josivaldo Bezerra visita área que sofreu deslizamento de barreira no Recife
• Chuvas: mãe e filha morrem vítimas de deslizamento de barreira no Recife
• Governadora Raquel Lyra oferece apoio a prefeitos de cidades afetadas pela chuva
De acordo com a governadora Raquel Lyra, a situação está sendo acompanhada de perto pela gestão estadual que nesta quinta-feira (5) realizou uma visita às salas de situação do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) e da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
“Estamos acompanhando de perto todas as ocorrências nas cidades afetadas pelas chuvas que aconteceram ao longo desta semana. Lamento e me solidarizo com as famílias que perderam seus entes. Seguimos trabalhando para garantir o restabelecimento da normalidade e a identificação de áreas de risco. Somente o Corpo de Bombeiros, nessas últimas 48 horas, resgatou mais de 350 pessoas. Peço que a população sempre observe os alertas que são emitidos pela Apac, Corpo de Bombeiros e pelas defesas civis do Estado e dos municípios”, pontuou a governadora Raquel Lyra.
Confira imagens da atuação do Corpo de Bombeiros:
Famílias precisam sair de casa
De acordo com a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco (SEPDEC), foram registradas ocorrências em Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife.
Atualmente, as equipes de engenharia do órgão estadual atuam realizando o mapeamento das áreas de risco. O trabalho conta com o auxílio de drones capazes de identificação de novas áreas vulneráveis.
“Na Sala de Situação, temos representantes e pontos focais de todos os órgãos do sistema de proteção e defesa civil do Estado. As demandas são recepcionadas, triadas e cada órgão, com sua especificidade, executa as ações de suporte que devem ser feitas”, comentou o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho.
Veja a lista de desalojados por município:
- Jaboatão do Guararapes - 36 pessoas desalojadas;
- Paulista - 120 pessoas desalojadas;
- Olinda - 49 pessoas desalojadas e 26 desabrigadas.
Segundo o governo estadual, nas demais regiões não foram registradas ocorrências junto à Central de Monitoramento da Defesa Civil do Estado.
No Recife, 199 pessoas estão acolhidas em abrigos municipais
Após registrar o maior volume de chuvas da história para um mês de fevereiro, a Defesa Civil do Recife informou que atendeu 613 chamados.
Segundo o último balanço divulgado pela Prefeitura do Recife, um total 199 pessoas estão acolhidas em quatro abrigos municipais disponibilizados para o atendimento da população.
De acordo com o painel do Centro de Operações do Recife, seis abrigos estão ativos na capital pernambucana neste momento. São eles:
- Igreja Batista Coqueiral - R. Alcântara, 176 - Coqueiral
- Oratório da Divina Providência - R. dos Peixinhos, 951 - Campina do Barreto
- Abrigo do Gusmão - Travessa do Gusmão, 178 - São José
- Centro Social Bidu Krause - Tv. Onze de Agosto, s/n - Curado
- Igreja Batista do Caçote - R. Dona Ana Aurora, 2042 - Areias
- Escola Municipal Alto da Guabiraba - R. Marcílio Ramos, 100 - Brejo da Guabiraba
Na cidade, onde o nível de alerta laranja foi retomado, a recomendação é de que os moradores de áreas de risco busquem locais seguros e acionem os serviços municipais em caso de necessidade.
A Defesa Civil segue disponível 24h pelo telefone 0800-081-3400.






