Líbio suspeito de planejar ataque à embaixada de Israel é preso na Alemanha
Gravação do dia 6 de outubro de 2023 mostra Sinwar e familiares se abrigando em uma instalação subterrânea, estocando alimentos e itens domésticos
Um homem líbio suspeito de ser integrante do grupo Estado Islâmico (EI) e de planejar um ataque contra a embaixada de Israel na Alemanha foi detido pela polícia de Berlim, informou o Ministério Público Federal neste sábado (19).
"Há indícios de que ele planejou um ataque contra a embaixada israelense em Berlim", declarou um porta-voz do MP alemão à AFP, acrescentando que o detido é "suspeito de ser membro de um grupo terrorista estrangeiro", o EI.
Leia também
• Netanyahu acusa aliados do Irã de tentarem assassiná-lo
• Israel lança folhetos sobre Gaza com fotos do corpo de Sinwar: 'Hamas não governará mais'
• Drone é lançado do Líbano contra a casa de Netanyahu em meio à guerra entre Israel e Hezbollah
Na tarde deste sábado, foi realizada uma ampla operação policial que incluiu forças especiais da cidade de Bernau, perto de Berlim, onde o suspeito foi preso, afirmou o tabloide Bild.
A polícia fez uma busca na residência do homem, localizada nessa cidade, indicou o MP.
Segundo o Bild, o suspeito tem 28 anos e as autoridades foram alertadas sobre seus planos graças a informações de serviços de inteligência estrangeiros.
O embaixador israelense em Berlim, Ron Prosor, agradeceu às autoridades alemãs "por garantirem a segurança de nossa embaixada", em uma mensagem na rede social X.
Desde o ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra na Faixa de Gaza, as autoridades alemãs aumentaram a vigilância sobre o antissemitismo, assim como em outros países.