Olimpíada

Cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris-2024: veja como foi o evento

O Stade de France é o palco do fim dos Jogos Olimpícos de Paris com mais de 80 mil pessoas presentes

Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 no Stade de France Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 no Stade de France  - Foto: MIGUEL MEDINA/ AFP

A cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris-2024 teve início a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (11). O evento acontece no Stade de France, com 80 mil pessoas presentes. 

O encerramento dos Jogos Olímpicos começou com a uma apresentação musical com diversos artistas. A música escolhida foi "Sous le ciel de Paris", que exalta Paris e cita o apelido de "cidade do amor".

O fogo da pira olímpico foi apagado no Jardim de Tuileries e transportado até o estádio. O destaque ficou com o nadador francês Léon Marchand que ganhou quatro ouros e um bronze na Olimpíada de Paris. 

Após a execução do hino nacional da França, as bandeiras das 205 nações que participaram dos Jogos Olímpicos entraram no estádio. 

O palco principal no centro do Stade de France representa o formato do mapa-múndi. Uma medalha de ouro gigante foi colocada no centro dos continentes. 

Porta-bandeiras das 205 nações no Stade de FrancePorta-bandeiras das 205 nações no Stade de France. Foto: MIGUEL MEDINA/ AFP

Time Brasil 

Medalhistas de ouro no vôlei de praia, Ana Patrícia e Duda foram as porta-bandeiras da delegação do Time Brasil. 

As duas representaram a primeira vez que as mulheres conquistaram a maioria das medalhas do Brasil. Foram 12 de 20 no total. 

Duda e Ana Patrícia conquistaram o ouro no vôlei de praia e foram as porta-bandeiras do Brasil no encerramento dos Jogos Duda e Ana Patrícia, porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de encerramento. Foto: Alexandre Loureiro/COB.

Além dos porta-bandeiras de cada nação, atletas que participaram dos Jogos Olímpicos também entraram no Stade de France. 

Atletas e membros da comissão do Comitê Olímpico do Brasil (COB) representaram o país na cerimônia de encerramento. 

Augusto Akio, medalhista de bronze no skate park, Julian Bergmann, bronze no vôlei de quadra, e a equipe de ginástica rítmica foram alguns dos atletas brasileiros na cerimônia de encerramento. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Time Brasil (@timebrasil)

A delegação brasileira foi uma das mais animadas e cantaram com entusiasmo a música "We are the Champions", clássico do Queen. 

Último pódio

Último pódio das Olimpíadas de Paris com a maratona feminina O último pódio dos Jogos Olímpicos de Paris foi da maratona feminina pela primeira vez. FRANCK FIFE/AFP

O último pódio dos Jogos Olímpicos de Paris foram entregues na cerimônia de encerramento. Pela primeira vez, a maratona feminina protagonizou esse momento. 

Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), realizou a entrega das medalhas. 

A holandesa Sifan Hassan ficou com o ouro. Tigst Assefa, da Etiópia, com a prata e Hellen Obiri, do Quênia, recebeu o bronze. 

Os Jogos de Paris contaram com mais de 45 mil voluntários. Esse grupo foi homenageado na cerimônia de encerramento. 

O "viajante dourado" se encontrou no palco do Stade de France com o mascarado da cerimônia de abertura. 

O mascarado misterioso trouxe a bandeira da Grécia, nação que iniciou os Jogos Olímpicos, para a execução do hino nacional do país. 

O O "Mascarado" e o "Viajante Dourado" na cerimônia de encerramento dos Jogos de Paris. Foto: JUNG YEON-JE/AFP

Os anéis olímpicos foram projetados em parte da arquibancada do Stade de France. A cerimônia de encerramento reuniu um show de luzes. 

A organização divulgou um compilado com os melhores momentos dos Jogos Olímpicos de Paris. 

A manobra 9.9 de Gabriel Medina no surf, o ouro de Beatriz Souza no judô e o pódio histórico de Rebeca Andrade com a reverência de Simone Biles foram os destaques do Brasil. 

Show 

Atletas curtindo a de perto a show da banda Phoenix. Foto: DIMITAR DILKOFF/AFP

A banda francesa Phoenix comandou o show de encerramento da parte francesa dos Jogos Olímpicos. 

Depois, tem início a passagem de bastão para os Estados Unidos, que vão sediar a próxima Olimpíada de Los Angeles-2028.

Cultura de paz

Tony Estanguet, presidente da organização do Comitê de Paris 2024, e Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, subiram ao palco para discursar no encerramento dos Jogos de Paris. 

Eles estiveram acompanhados de atletas representando todos os continentes. 

O judoca francês Teddy Riner foi o escolhido pela Europa. As Américas foram representadas pelo lutador cubano Mijaín López, que em Paris se tornou o primeiro pentacampeão consecutivo da mesma modalidade na luta greco-romana. 

Eliud Kipchoge, maratonista do Quênia, foi pela África; Sun Yingsha, mesatenista chinês pela Ásia; Emma McKeon, nadadora australiana pela Oceania; e Cindy Ngamba, boxeadora pela equipe de refugiados. 

Atletas representado cada continente ao lado dos presidentes do COI e do Comitê de Paris. Foto: JUNG YEON-JE/AFP

O presidente do COI, que comandou pela última vez as Olimpíadas, discursou sobre a importância dos Jogos para incentivar uma "cultura de paz" no mundo. 

"Apesar de todas as tensões em nosso mundo, vocês vieram aqui de todos os 206 comitês olímpicos nacionais para fazer a Cidade Luz brilhar como nunca antes. O desempenho de vocês foi incrível, competiram intensamente cada disputa no limiar da perfeição. Cada performance encantando o mundo. Vocês mostraram que os humanos são capazes de grandes coisas e se respeitaram na Vila Olímpico", iniciou.

"Vocês criaram uma cultura de paz e isso inspirou bilhões de pessoas em todo o mundo. Obrigado por nos fazerem acreditar em um mundo melhor para todas as pessoas. Nós sabemos que os Jogos Olímpicos não podem criar a paz, mas podem criar uma cultura de paz que inspira o mundo", completou Thomas Bach.

Los Angeles-2028

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, fez a entrega da bandeira olímpico para Karen Bass, prefeita de Los Angeles.

A prefeita da próxima sede dos Jogos Olímpicos entrou no estádio acompanhada da ginasta Simone Biles, ícone da delegação americana em Paris. 

Simone Biles e a prefeita de Los Angeles, Karen BassSimone Biles e a prefeita de Paris, Karen Bass. Foto: MOHD RASFAN/AFP

A artista norte-americana "HER" cantou o hino dos Estados Unidos para simbolizar o início do ciclo olímpico de Los Angeles. 

O astro do cinema Tom Cruise desceu do topo do Stade de France ao melhor estilo "Missão Impossível" e carregou a bandeira olímpica. 

Tom Cruise descendo no Stade de France Tom Cruise desceu no Stade de France. Foto: PHIL NOBLEPOOL/ AFP. 

Após a passagem de Tom Cruise, a organização mostrou o trailer dos Jogos de Los Angeles-2028. 

A banda Red Hot Chili Peppers foi a trilha sonora do clipe e depois mostrou uma performance em Venice Beach, uma das praias mais famosas dos Estados Unidos. 

"Can´t Stop" foi uma das músicas tocadas pela banda de rock. 

A cantora Billie Eilish também se apresentou no palco montado na praia de Los Angeles com a música "Birds of the feather". 

O rapper Snoop Dogg, que participou de vários eventos em Paris, também se apresentou com a música "The next episode".

De volta ao Stade de France, a cantora francesa Yseult encerrou a cerimômina com a música "My Way". 

Um show de fogos de artifício decretaram o fim da cerimônia. 

Fogos de artifício encerrando os Jogos de Paris Fogos de artificío encerrando os Jogos de Paris no Stade de France. Foto: MAURO PIMENTEL/AFP


Jogos Paralímpicos 

De volta ao Stade de France, a cantora francesa Yseult encerrou a cerimômina com a música "My Way". 

Apesar do esquenta para Los Angeles-2028, ainda há disputa esportiva em Paris. Os Jogos Paralímpicos vão iniciar no dia 28 de agosto e vai até 8 de setembro. 

Veja também

Mudança da rotina paulistana e show sonoro e esportivo: como foi 'experiência americana' da NFL
FUTEBOL AMERICANO

Mudança da rotina paulistana e show sonoro e esportivo: como foi 'experiência americana' da NFL

Fritz derrota Tiafoe e vai disputar a final do US Open contra Sinner no domingo (8)
Tênis

Fritz derrota Tiafoe e vai disputar a final do US Open contra Sinner no domingo (8)

Newsletter